sexta-feira, 22 de julho de 2016

Serviço: Programa Estratégia Saúde da Família deve ser ampliado

Atualmente, até 85 mil pacientes são atendidos e o objetivo da administração municipal é aumentar os números
O Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Ferraz de Vasconcelos poderá ser ampliado até o fim deste ano. O objetivo é fazer com que metade da população seja contemplada com o serviço. Atualmente 85 mil ferrazenses são beneficiados pela ação.
De acordo com os dados divulgados pelo coordenador do programa no município, José Rodrigues Lavoura Neto, hoje o município conta com um total de 19 equipes. Estas prestam assistência a cerca de 26,5 mil famílias.
"Nós começamos com quatro equipes e hoje estamos com 19. Em relação à abrangência, a intenção é atingir a marca de 50% da população assistida até o fim desta gestão e 100% em no máximo quatro anos. Hoje estamos com um índice de 46%. O prefeito José Izidro Neto (PMDB) já solicitou ao Ministério da Saúde que tenhamos mais médicos. Se a ampliação se concretizar será um grande avanço para atenção básica no município", disse.
As equipes multidisciplinares são compostas por médicos generalistas, enfermeiros e agentes comunitários. A atuação dos profissionais é dividida em duas frentes: sendo 60% dela destinada ao atendimento rotineiro na própria unidade Estratégia da Saúde da Família (ESF) e 40% para reuniões, palestras e visitas às residências de pacientes.
Segundo Lavoura os benefícios proporcionados pelo programa podem ser avaliados por meio dos principais indicadores da Saúde, que "tiveram melhoras significativas desde a implantação do ESF".

 Para o coordenador, "a atuação da Estratégia Saúde da Família vem no sentido de promoção e prevenção da Saúde. Nós buscamos estimular as pessoas que nos procuravam para curar a doença, a cuidarem da Saúde. Então nós conseguimos acompanhar de perto a situação dessas famílias. A cobertura da atenção básica de Saúde, por exemplo, que antes era de 28%, hoje está em 84%, índice maior que os 76% dependentes SUS. A taxa de mortalidade infantil caiu. Antes eram 24 mortes a cada mil nascimentos, hoje são apenas 8,7. E vacinação que cobria apenas 12,5% da população, hoje abrange 75% dela", destacou.

Atendimento na casa do paciente agrada a população, que elogia o trabalho dos profissionais da área da saúde

Cintia: "Eu acho o atendimento excelente"

Maria: "A médica vem em casa e é muito bom"

Serviço é elogiado por vários pacientes
Famílias assistidas pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em Ferraz de Vasconcelos elogiam o serviço
Famílias assistidas pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em Ferraz de Vasconcelos elogiam o serviço. A facilidade de acesso aos cuidados médicos, bem como a atenção dispensada pelos profissionais são apontadas pelos beneficiados como as principais vantagens da iniciativa.
Há dois meses a dona de casa Maria Anunciada, de 57 anos, que reside no jardim Rosana, tem recebido rotineiramente em sua residência visitas de uma das equipes do ESF. Para ela, a comodidade proporcionada pelo programa tem contribuído e muito para sua recuperação. "Como a médica e a enfermeira vem em casa, ficou muito bom pra gente. Eu estou com a perca machucada e não tenho condições de estar indo no posto. Desse jeito é só fazer o agendamento e eles vêm me ver", disse.
Opinião semelhante é a da dona de casa Cintia de Moura Lima, de 31 anos, que há três meses tem recepcionado a visita da equipe, que acompanha o estado de Saúde de seu sogro, atualmente bastante debilitado. "Não tenho do que reclamar", comentou.

Fonte:Mogi News