sexta-feira, 27 de junho de 2014

Kassab anuncia apoio à candidatura de Skaf para o governo de SP Aliança regional com PMDB acontece após ‘flerte’ com PSDB.

Gilberto Kassab anunciou apoio a Skaf (Foto: Roney Domingos/G1)27/06/2014 17h56 - Atualizado em 27/06/2014 19h07
Kassab anuncia apoio à candidatura de Skaf para o governo de SP
Aliança regional com PMDB acontece após ‘flerte’ com PSDB.
Na quarta, PSD nacional oficializou apoio à reeleição da presidente Dilma.
Roney Domingos
Do G1 São Paulo


Gilberto Kassab anunciou apoio a Skaf (Foto: Roney Domingos/G1)
Gilberto Kassab anunciou apoio a Skaf
(Foto: Roney Domingos/G1)
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, anunciou nesta sexta-feira (27) apoio à candidatura de Paulo Skaf (PMDB) para o governo de São Paulo. O partido do ex-prefeito paulistano chegou a cogitar aliança com o PSDB, do atual governador Geraldo Alckmin, e até mesmo disse que pretendia lançar candidato próprio.
Agora, o PSD fecha nova parceria estadual dois dias após anunciar que vai apoiar o PT nas eleições presidenciais.  "Acabamos chegando à definição de uma aliança com o PMDB por entender que essa aliança com o Paulo Skaf representa melhor as expectativas do partido em relação a um projeto para os próximos quatro anos", disse Kassab.
Kassab ressaltou que deu liberdade a Skaf para formação da chapa. "A ideia é fazer uma coligação nas eleições proporcionais e, no plano majoritário, demos total liberdade para o candidato Paulo Skaf para que ele componha a chapa da melhor maneira possível, buscando companheiros de qualquer que seja o partido, seja no Senado ou em outros lugares", afirmou Kassab.
saiba mais
Kassab diz que PSD avalia lançar Henrique Meirelles ao governo de SP
PSD lança pré-candidatura de Kassab ao governo de São Paulo
Em convenção nacional, PSD aprova apoiar Dilma na eleição de outubro
PDT oficializa apoio à reeleição de Dilma durante convenção em Brasília
Na quarta-feira (25), durante convenção nacional do partido em Brasília, Kassab disse que há consenso em relação ao apoio à presidente em nível nacional. “Agora, há companheiros nos estados que têm dificuldade em apoiar candidatura do PT devido às circunstâncias locais”, disse o ex-prefeito.
Anúncios frustrados
O nome do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles chegou a ser indicado para concorrer, pelo PSD, ao Palácio dos Bandeirantes. Na quarta, Kassab disse que, entre os apoios ao PSDB ou ao PMDB e a candidatura de Meirelles, ficava com a última opção. “Eu prefiro a candidatura do Meirelles”, afirmou na ocasião.
Antes disso, o próprio Kassab anunciou, em evento, sua pré-candidatura ao governo. “Aceito sim a missão. Sou pré-candidato a governador. A legislação eleitoral não nos permite falar em candidatura, mas é evidente que a pré-candidatura é uma indicação forte da vontade do partido, é uma tendência praticamente irreversível”, disse, em 31 de março, o ex-prefeito.
Senado
Agora, Kassab diz que não será candidato ao Senado. "Meu nome não está à disposição, eu não serei candidato."  Kassab afirmou que Meirelles concorda com a decisão de apoiar Skaf e, até onde o ex-prefeito sabe, Meirelles não deve ser candidato ao Senado. "A candidatura do Henrique Meirelles foi no momento em que eu fui escolhido como pré-candidato a governador e o convidei para ser pré-candidato a senador", disse.
Kassab disse que deu liberdade para Skaf decidir quem deve ser o candidato a senador. "Ele pode escolher, convidar e a pessoa pode aceitar ou não", afirmou. O mesmo vale para o cargo de candidato a vice de Skaf.  "A condução é dele e qualquer que seja o partido escolhido terá o nosso apoio", afirmou Kassab.
PDT
Na quinta (26), o PMDB paulista ganhou apoio do PDT. Com a formalização do apoio à legenda, o pré-candidato Major Olímpio desistiu da candidatura própria para apoiar Skaf. Cerca de 1.200 pessoas participaram da convenção do partido realizada no Sindicato dos Eletricitários, na Liberdade, no Centro da capital paulista.
A legenda terá 75 candidatos que concorrerão ao cargo de deputado federal e 105 candidatos que disputarão uma vaga como deputado estadual. "O candidato ao Senado Federal ainda não foi definido e será indicado pela chapa majoritária entre os dois partidos", afirmou o deputado Lúcio Maluf, secretário-geral do partido.
O evento também teve a presença do ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, atual presidente nacional do PDT, do ex-governador Luiz Antonio Fleury Filho (PDT) e do deputado estadual Baleia Rossi (PMDB).
Skaf participou da convenção e fez um discurso reafirmando seu compromisso com o PDT, caso seja eleito, na implantação das escolas em tempo integral no estado, apoio no campo do trabalho e da produção visando o estímulo ao desenvolvimento estadual, além do compromisso na área de segurança das propostas coordenadas por Major Olímpio.
Integrante da base governista, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou no dia 10 de junho, durante convenção nacional realizada em Brasília, apoio à tentativa de reeleição da presidente Dilma Rousseff na eleição de outubro. A legenda comanda o Ministério do Trabalho desde o início da gestão Dilma.

Fonte:G1.com