domingo, 3 de março de 2013

nova câmara Mandato é extensão das ações da ONG Adote Já


nova câmara
Mandato é extensão das ações da ONG Adote Já
Em seu primeiro mandato como vereadora, Karina Pirillo tem como prioridade a causa do bem estar animal
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Karina planeja ações para promover o bem-estar animal em Mogi
A causa animal conta com uma representante nesta nova formação da Câmara Municipal. Ana Karina Rodrigues Pirillo (PCdoB), conhecida como a Karina do Adote Já, promete fazer do mandato uma extensão do trabalho realizado na ONG que coordena há diversos anos. 
Considerada a grande surpresa nas eleições municipais, pelo fato de ter conquistado 5.011 votos e de quebra atingido o status de segunda vereadora mais votada no município, ela terá um tema exclusivo como prioridade: "defender o bem-estar animal". "Tenho diversos projetos voltados para esta área", garante.

Entre a série de propostas que estão sendo apresentadas, ela destaca a necessidade de implantação de uma rede completa de atendimento ao animal em Mogi, que conta com quatro serviços principais.

O primeiro é um Centro de Bem-Estar Animal. Um local com estrutura adequada para receber animais doentes, vítimas de violência ou acidentes, como atropelamento, e que estejam sem condições de permanecer na rua. "Após passarem pelo tratamento serão colocados para adoção", explicou.

Para que o centro funcione de forma correta, será necessário, então, o Centro de Adoção Animal. "A ONG já realiza um trabalho neste sentido. Nossas feiras de adoção ocorrem no Parque Centenário, é lá que esperamos construir este novo centro. Precisaremos apenas de uma estrutura melhor", explicou.

A instalação de postos veterinários públicos é o terceiro serviço. "Inicialmente, pretendemos construir unidades nos bairros mais populosos: Centro, César de Souza, Brás Cubas e Jundiapeba. Eles atenderiam gratuitamente a população e, assim, 90% dos casos seriam resolvidos nestes postos. Apenas 10% acabariam no Centro do Bem-Estar".

Para completar a rede de atendimento, a vereadora irá apresentar o projeto de criação da Coordenadoria do Bem-Estar Animal. Outras ações estão previstas. A criação de um Parcão, no Parque Centenário, é uma delas. Trata-se de uma área de lazer para os donos e os bichos de estimação.

O "castramóvel", que fará a castração de forma itinerante é outra ideia da vereadora, assim como ampliar o Programa Bicho Legal, realizado pela ONG Adote Já que leva até as escolas palestras sobre o tema defendido pela parlamentar. 
"Os animais silvestres apreendidos ou encontrados em locais que ofereçam perigo precisam de um espaço para se recuperar", sugeriu Karina que pensa, até, em buscar uma área para construir um cemitério exclusivo para os animais.

Fonte:Mogi News