domingo, 3 de março de 2013

Ligações clandestinas Mogi tem 1.750 casas com "gatos"


Ligações clandestinas
Mogi tem 1.750 casas com "gatos"
A EDP tem um limite de gasto de energia que, quando ultrapassado, é pago pelos clientes e pela empresa
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Ligações clandestinas causam diversos problemas, como incêndios, choques elétricos e acidentes com crianças e animais
Mogi das Cruzes tem 1.750 casas com ligações irregulares de energia. Os gatos são encontrados na Vila Nova Estação, Jardim Santos Dumont, Jardim Aeroporto, Conjunto Santo Ângelo e Parque São Martinho. As informações são da EDP Bandeirante, concessionária que administra a distribuição de energia na cidade. De acordo com a empresa, desde 2006, 5.132 residências foram regularizadas, 945 só no ano passado. 
O "Boa Energia na Comunidade" é o programa criado pela Bandeirante para diminuir as ligações clandestinas na rede elétrica do município. Os bairros que mais concentravam gatos eram o Jardim Aeroporto III, com 360 ligações, Jardim Planalto, com 238, e Chácara Guanabara, com 137. Jundiapeba também tinha grande concentração de gatos. Só no local foram regularizadas 3.162 unidades.

O projeto da concessionária prevê um atendimento com assistentes sociais e técnicos que identificam e orientam os moradores que possuem ligações irregulares. Cada pessoa que adere ao programa ganha lâmpadas e um chuveiro eficiente, além da instalação do poste padrão e a ligação com a rede elétrica. Para as pessoas mais carentes, é doada ainda uma geladeira e a revisão da rede elétrica da casa. A pessoa pode ser incluída também no Tarifa Social, que dá o desconto de 60% na conta. Esse benefício pode ser solicitado em unidades da empresa pelos beneficiários do Bolsa Família.

A gestora executiva da concessionária, Solange Gonçalves, esclareceu que além do furto de energia - que é realizado por meio do gato - ser um crime previsto no Código Penal, a atitude pode ainda causar graves acidentes. "As pessoas ficam sujeitas a choques elétricos que podem mutilar e até matar, as crianças também correm risco. As "gambiarras" causam ainda curto-circuito que podem desencadear incêndios que causam prejuízos físicos e materiais", ressaltou.

Solange explicou que a Bandeirante tem um limite de perda de energia e que, se for ultrapassado, o valor é pago pela empresa e pelos clientes. Por isso, ela destaca a importância de regularizar a situação. "Todos os locais onde pudemos fazer a ligação regular em Mogi, fizemos. Os lugares que têm ligações irregulares são espaços que não podemos entrar por impedimento judicial ou por questões ambientais", destacou.

Fonte:Mogi News