quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Saúde pública Unica começa a oferecer biópsia


Saúde pública
Unica começa a oferecer biópsia
Em um ano, Unica realiza 36 mil consultas e 95 mil exames e procedimentos clínicos, segundo balanço divulgado
Noemia Alves
Da Reportagem Local

Bertaiolli, ontem, na Unica: objetivo é que todos os hospitais públicos e privados sejam integrados
A Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) começará a realizar, ainda este mês, exames de biópsia de mama e também de próstata. O novo serviço, que é essencial para promover o diagnóstico de câncer, foi anunciado ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), durante evento em comemoração ao 1º aniversário de implantação da clínica em Jundiapeba.

A proposta, segundo explicou o secretário-adjunto da Saúde de Mogi, Marcello Delascio Cusatis, é para que sejam realizados entre 20 e 30 procedimentos deste tipo por mês, acelerando com isso o início de tratamento de pacientes com câncer no Hospital Luzia de Pinho Melo. "A biópsia é um serviço raro na rede pública de saúde e que deve promover rapidez no início do tratamento do câncer. Afinal, praticamente todo o processo de diagnóstico será feito aqui em Jundiapeba: consulta, ultrassom e biópsia", destacou Cusatis. "É um ótimo ganho para toda a saúde da cidade", lembrou.


Balanço 
Cusatis apresentou um balanço do atendimento na Unica nos últimos 12 meses. De acordo com os números da Secretaria de Saúde, desde o dia 4 de fevereiro de 2012 até o momento já foram realizadas 36.587 consultas, das quais 13.540 de atenção básica (clínica médica, ginecologia e peditaria) além de 23.047 consultas com especialistas.

No serviço de exames e diagnose foram realizados 95.902 procedimentos, dentre os quais 83.406 de análises clínicas, 7.910 exames por imagem e 4.586 exames de métodos gráficos.

A dona de casa Joana Maria de Souza, de 63 anos, conta que no decorrer de seis meses já foi atendida por quatro médicos de diferentes especialidades na Unica. "Já passei no cardio (logista), vascular, dermatologista e clínica geral. Algo impossível de ocorrer até pouco tempo atrás. A Unica é uma grande obra que está ajudando a população a não sair do bairro para ir ao médico", comenta. "Aqui o atendimento é muito humano, de qualidade", disse Walter Silva, antigo morador do bairro.


SIS
O prefeito Marco Betraiolli (PSD) informou ontem que até o fim do mês a Santa Casa de Mogi passará a ser integrada ao Sistema Integrado da Saúde (SIS). "Técnicos do hospital com a secretaria estão avaliando a implantação do sistema de informatização nos mesmos moldes dos nossos postos de saúde. A idéia é de para que até o fim do ano todos os hospitais públicos e particulares sejam integrados", disse.

Fonte:Mogi News