quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Boca no trombone Mais dos mesmos... Marilei Schiavi


Boca no trombone
Mais dos mesmos...
Marilei Schiavi

Se você navegar no Facebook, vai ver uma campanha nacional que está estampada nos perfis de centenas de milhares de internautas bradando contra a eleição de Renan Calheiros à Presidência do Senado. No vai-e-vem da política, fica estampada a revolta dos eleitores. Mas como Renan Calheiros consegue voltar por cima e retornar à direção do Congresso Nacional? Porque são sempre os mesmos que comandam o Brasil. Calheiros nada mais é do que o substituto de José Sarney, outro senador com graves acusações de corrupção e desmandos cometidos em suas "propriedades", Maranhão e Amapá, que continua no comando politiqueiro nos seus currais eleitorais com a mesma força que tinha o falecido ACM - que deixou o legado ao atual neto e prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto. 
ACM mandou e desmandou na Bahia; enquanto Sarney foi senador por dois Estados sem que ninguém o impedisse de usar o seu poder desenfreado. No ramo das figurinhas carimbadas, quem entrou ontem no cenário para fazer o PMDB reinar de vez em Brasília foi o novo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves. 
Ele é mais um dos velhos caciques da capital federal que está na Câmara há 42 anos, atualmente no 11º mandato consecutivo. Inclusive, nas últimas semanas foi alvo de denúncias de que teria beneficiado a empresa de um ex-assessor com emendas parlamentares destinadas a obras no Rio Grande do Norte. 
Antes do início da eleição, foi distribuída anonimamente nos gabinetes dos 513 deputados uma publicação com um compilado de sentenças judiciais e matérias jornalísticas que trazem denúncias contra Henrique Eduardo Alves. 
Na capa da publicação, que tem formato de revista, está escrito: "Candidato condenado no Rio Grande do Norte, com direitos políticos cassados e responde a vários processos". Mas quem se importa?
Afinal, quem somos nós eleitores que usamos o Facebook para bradar contra os mesmos poderosos de plantão? Temos de atuar mesmo é na hora do voto, mas ainda precisamos aparar as arestas e pararmos de eleger sempre os mesmos mandatários, que usam a política como profissão e batem no peito para dizer que representam o povo brasileiro. Você quer ter o Renan Calheiros como seu representante? Está satisfeito com a eleição de Henrique Eduardo Alves? 
O que vale em Brasília agora é que o PMDB está no comando na Câmara Alta e também na Câmara Baixa. Não nos esqueçamos que Michel Temer é o vice-presidente, do PMDB, que junto com o PT comandam o país da presidente Dilma Rousseff. 
Nesse vai-e-vem do poder, sai Sarney e entra Calheiros, sai Marco Maia e entra Alves e o que muda na vida política do País? Nada, porque são mais dos mesmos...

Marilei Schiavi, é jornalista, radialista, diretora de Jornalismo da Rádio Metropolitana e mestre em Ciências Sociais pela PUC

Fonte:Mogi News