quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Novo serviço Ressonância no Luzia começa no 2º semestre


Novo serviço
Ressonância no Luzia começa no 2º semestre
Hospital passará por obras e receberá o equipamento próprio para este tipo de exame ainda neste ano e atenderá pacientes de Mogi e região
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Serviço, que já existe na Santa Casa, será implantado no Luzia, que atenderá pacientes de Mogi e de outras cidades do Alto Tietê
Ainda neste ano, provavelmente no segundo semestre, o Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, passará a realizar exames de ressonância magnética em pacientes de Mogi das Cruzes e outras cidades do Alto Tietê. 
A informação é da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, que já teria liberado R$ 2,4 milhões para obras e compra do aparelho. 
A perspectiva, segundo representantes da pasta, chefiada por Giovanni Guido Cerri, é de que os serviços de reforma para adequação do espaço tenham início ainda neste mês e que os exames comecem ser realizados no segundo semestre.

Com isso, Mogi passará a ter dois aparelhos deste tipo atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 
O primeiro, que está em operação desde dezembro do ano passado, fica na Santa Casa de Misericórdia de Mogi e realiza, em média, 80 procedimentos por mês, embora tenha capacidade para promover pouco mais de mil exames. 
O segundo equipamento é o que será o instalado no Luzia de Pinho Melo, mas o volume de procedimentos que serão realizados ainda não foi definido. 

Pronto-Socorro
Outro setor que deve ser "liberado" nos próxi-mos meses é o de Pronto-Socorro. As obras para a reforma do espaço foram iniciadas em agosto de 2012 e, segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, estão na reta final, com previsão de término para este semestre. Trata-se de um atraso de quase seis meses, já que o prazo inicialmente estabelecido pela direção do hospital era de conclusão dos trabalhos entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. 
A reforma do Pronto-Socorro, que custou R$ 2 milhões ao governo do Estado, aliás, atende a uma determinação do promotor de Justiça Fernando Paschoal Lupo, que em visita ao hospital, no ano passado, constatou problemas de superlotação e falta de leitos. 
Radioterapia 
O Luzia deve oferecer ainda o serviço de radioterapia, como complemento no tratamento de pacientes com câncer. A promessa do governador Geraldo Alckmin (PSDB) era de que todo o servi-ço - ambulatório, cirurgias, quimioterapia e radiotera-pia - estivesse pronto até o fim do ano passado, entretanto, por motivos ainda não explicados, o aparelho e a construção da "casa ma-ta" - que vai abrigar o equipamento - não foram implantados dentro do prazo. A perspectiva era de que o equipamento entrasse em operação no segundo semestre deste ano. "Vale ressaltar que, enquanto a ala destinada à radioterapia não estiver pronta, os pacientes serão encaminhados a outras unidade de referência.

Fonte:Mogi News