domingo, 6 de janeiro de 2013

Marginal do Una Município terá de realizar obras para ampliar escoamento de água


Marginal do Una
Município terá de realizar obras para ampliar escoamento de água
DER conclui projeto, mas obra depende agora da Prefeitura de Suzano para canalizar o rio no sentido centro
Bras Santos
De Suzano
Daniel Carvalho

Um dos pontos que terá de sofrer intervenção é uma ponte da via férrea, insuficiente para vazão
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) confirmou que o projeto executivo para a reconstrução e conclusão da avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, em Suzano, foi concluído no mês passado. O estudo realizado pela empresa Hidrostudio custou R$ 345 mil e deverá servir de base para a abertura da concorrência pública para contratação do consórcio que concluirá o acesso entre a rua Dr. Prudente de Moraes (SP-66) e a rodovia Índio Tibiriçá (SP-31).

No entanto, de acordo com as informações do DER, a contratação não acontecerá com a urgência que os motoristas da cidade precisam. Isso porque antes de o departamento investir até R$ 45 milhões para recuperar o pavimento da via e eventualmente canalizar o rio no sentido centro-bairro, a prefeitura terá de desenvolver estudos e até obras para ampliar o escoamento das águas em dois pontos da ligação viária, que começou a ser construída no início da década de 1990.  
"A execução das obras só será viabilizada após intervenções no trecho onde hoje existe uma galeria subterrânea insuficiente e uma ponte da via férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), também insuficiente, para a vazão do rio Una. Desta forma, é necessária a elaboração de estudo de complementação do sistema de macrodrenagem por parte da Prefeitura de Suzano", explicou a assessoria de Imprensa do DER. 

Pontos 
A primeira vista, a capacidade de vazão, especialmente na galeria subterrânea, é bem ampla e uma prova disso é que não existem registros de transbordamentos ou alagamentos nessa área desde que foi construída.

De toda a forma, o projeto executivo do DER identificou que a vazão precisa ser ampliada neste ponto e também na passagem sob os trilhos da CPTM e da MRS Logística. A notícia, certamente, representará um desafio ao prefeito eleito da cidade.

Fonte:Mogi News