domingo, 6 de janeiro de 2013

Integração Mais de 3 mil mogianos já usam o Cartão BOM


Integração
Mais de 3 mil mogianos já usam o Cartão BOM
A previsão é que as estações de Jundiapeba e Brás Cubas recebam a integração até o fim do ano; atualmente, 100 mil pessoas já usam o sistema
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Mais de três mil mogianos já foram beneficiados com o sistema, que integra ônibus, trem e metrô
Desde que foi implantada no último dia 22 de dezembro, a integração do cartão Bilhete de Ônibus Metropolitano (BOM) nas estações Mogi das Cruzes e Estudantes já beneficiou mais de três mil pessoas. O Terminal Estudantes foi o ponto que recebeu mais pessoas (1571 no total). Com o sistema, o passageiro pode usar apenas um modo de pagamento para se transferir dos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Metrô.

A previsão é que as estações de Jundiapeba e Brás Cubas recebam a integração até o fim do ano. Para atender ao sistema, os leitores de cartões de 22 estações do Metrô e da CPTM foram substituídos por aparelhos equipados com a nova tecnologia, que permite a leitura do cartão BOM e do Bilhete Único. No total, 100 mil usuários foram beneficiados em todas as linhas contempladas. Os valores pagos não sofreram alteração.

Há um ano, o sistema unificador foi testado na estação Barra Funda, atendendo a reivindicações dos usuários, que pediam a unificação do pagamento nos transportes. No entanto, os cartões BOM Escolar, BOM Sênior e BOM Especial não farão parte desta novidade. O bilhete é emitido após cadastro em postos de atendimento ou pela Internet.

A iniciativa já é bem vista pelas pessoas que utilizam as estações Mogi das Cruzes e Estudantes. "Vai facilitar para as pessoas que precisam usar o trem e o ônibus todos os dias. Existem muitas pessoas que trabalham em São Paulo", avaliou a cuidadora de idosos, Marlene Piggion, de 50 anos.


Investimento
As obras para a reforma das estações Mogi das Cruzes e Estudantes devem começar até o fim do ano, já que, segundo a CPTM, a expectativa é que o edital para contratação do serviço seja publicado no segundo semestre de 2013. A expectativa é entregar a obra em 2014. Por enquanto, a empresa Vetec Engenharia Ltda., vencedora da licitação, está trabalhando na revisão dos projetos básicos e elaboração dos projetos executivos das estações Mogi das Cruzes e Estudantes, na Linha 11. Já nas estações Brás Cubas e Jundiapeba, o projeto funcional foi concluído e está em fase de elaboração o edital para contratar os projetos básico e executivo.

Fonte:Mogi News