domingo, 6 de janeiro de 2013

Com revisão de projeto, usina pode ser implantada


Com revisão de projeto, usina pode ser implantada
Diário de Suzano ed.: 9404 - 06 de janeiro de 2013

O prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), diz que vai rever o consórcio para implantação de uma Usina de Tratamento de Resíduos da Construção Civil e Volumosos. O novo prefeito ressalta que vale a pena implantar a usina, portanto vai estudar o projeto. "Temos que achar um lugar para esses resíduos serem depositados. Iremos resolver isso o mais rápido possível", diz Tokuzumi. 
O projeto para instalação da usina já foi aprovado pelas Câmaras de Poá e Ferraz de Vasconcelos, entretanto, a Câmara de Suzano não aprovou. Para ser implantado, é necessário aceitação das três cidades, inclusive Suzano, onde seria instalada a usina. A cidade tem o maior número de áreas disponíveis.
O local indicado pela Prefeitura - na gestão anterior - foi no Miguel Badra, mas não foi considerada adequada pelo grupo de vereadores de oposição ao governo municipal.
Com essa decisão, o recurso de aproximadamente R$ 3 milhões, que seria liberado pelo Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), pertencente à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, fica nos cofres do órgão. De acordo com a Secretaria de Planejamento, os recursos só podem ser liberados de forma gradual, conforme andamento da obra.
Para Poá, a parceria com os municípios para recolher os restos da construção civil seria ótima, já que a cidade não possui espaço físico para esse serviço. Ferraz também apóia que esse projeto seja retomado. 
De acordo com o prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, ele espera que dê certo, pois os aterros da cidade serão fechados e serão necessários todos os meios possíveis que amenizem os problemas com lixo. "Esse tema é recorrente e atual, além de extremamente urgente. Irei apoiar com certeza". 
Tokuzumi ainda ressaltou o que puder ser feito em conjunto com os outros municípios será bem vindo e que a parceria para utilização da usina também é importante pelo fato das demandas de materiais, que podem não ser suficientes para a implantação de uma usina, caso os três municípios não se unam.
IMPASSE A aprovação da implantação da usina da construção civil tem sido adiada por causa de Suzano. Um impasse entre Prefeitura e Câmara tem causado atraso na aprovação. Isso porque parte dos vereadores não aprovam o local escolhido pela Prefeitura.

Fonte:O Diário de Suzano