terça-feira, 4 de setembro de 2012

Trem Estação provisória será aberta ainda neste ano


Trem
Estação provisória será aberta ainda neste ano
Mas as obras das plataformas da CPTM em Suzano serão concluídas apenas no primeiro semestre de 2014, quando a população poderá usá-las
Bras Santos
De Suzano
Daniel Carvalho
Estação e passarelas provisórias da CPTM na cidade de Suzano já estão prontas e começarão a ser usadas até fim deste ano
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou novas informações sobre o cronograma da obra da nova estação de Suzano. Dos 40 imóveis que teriam de ser desapropriados para a construção da nova estrutura de embarque, somente cinco ainda estão em processo de desocupação (no fim de julho, eram oito) e, até o fim deste ano, os usuários deverão utilizar a estação provisória e a nova passarela que já foi construída pela empreiteira Mendes Júnior, vencedora da concorrência pública (promovida em 2010).

A notícia ruim é que as novas plataformas só deverão ser inauguradas no primeiro semestre de 2014, ao contrário do que informou na semana passada o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Ele esteve em Mogi das Cruzes e disse que até o fim de 2013 seriam ampliadas as viagens do Expresso Leste para Suzano. Ocorre que essa ampliação só poderá ser colocada em prática quando a estação nova for inaugurada. A CPTM é vinculada à Secretaria de Transportes Metropolitanos. 
Por meio da Assessoria de Imprensa, a companhia destacou que, dos 40 imóveis desapropriados, restam cinco para serem desocupados e 30 já foram demolidos. "Conforme vão sendo desocupados, esses imóveis são entregues para as empresas de engenharia que executarão a demolição com maior agilidade. 
Já a estação provisória está prevista para entrar em operação até o fim do ano", explicou o Setor de Comunicação da CPTM, que investirá pouco mais de R$ 46 milhões na obra para beneficiar cerca de 40 mil usuários por dia.

Sobre a obra da estação definitiva, a Assessoria de Imprensa informou que os serviços estão em fase de construção das salas técnicas e implantação das plataformas. "A entrega definitiva da estação está prevista para o primeiro semestre de 2014".  Essa previsão da CPTM indica que os passageiros de Mogi, Suzano, Poá e Itaquaquetuba que usam a Linha 12-Safira continuarão obrigados a fazer a baldeação na estação Guaianazes. Isso só deve mudar quando a estação de Suzano for inaugurada, pois é onde a baldeação passará a ser feita.

Fonte:Mogi News