Estação provisória será aberta ainda neste ano
Mas as obras das plataformas da CPTM em Suzano serão concluídas apenas no primeiro semestre de 2014, quando a população poderá usá-las
Bras Santos
De Suzano
Daniel Carvalho
Estação e passarelas provisórias da CPTM na cidade de Suzano já estão prontas e começarão a ser usadas até fim deste ano
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou novas informações sobre o cronograma da obra da nova estação de Suzano. Dos 40 imóveis que teriam de ser desapropriados para a construção da nova estrutura de embarque, somente cinco ainda estão em processo de desocupação (no fim de julho, eram oito) e, até o fim deste ano, os usuários deverão utilizar a estação provisória e a nova passarela que já foi construída pela empreiteira Mendes Júnior, vencedora da concorrência pública (promovida em 2010).
A notícia ruim é que as novas plataformas só deverão ser inauguradas no primeiro semestre de 2014, ao contrário do que informou na semana passada o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Ele esteve em Mogi das Cruzes e disse que até o fim de 2013 seriam ampliadas as viagens do Expresso Leste para Suzano. Ocorre que essa ampliação só poderá ser colocada em prática quando a estação nova for inaugurada. A CPTM é vinculada à Secretaria de Transportes Metropolitanos.
Por meio da Assessoria de Imprensa, a companhia destacou que, dos 40 imóveis desapropriados, restam cinco para serem desocupados e 30 já foram demolidos. "Conforme vão sendo desocupados, esses imóveis são entregues para as empresas de engenharia que executarão a demolição com maior agilidade.
Já a estação provisória está prevista para entrar em operação até o fim do ano", explicou o Setor de Comunicação da CPTM, que investirá pouco mais de R$ 46 milhões na obra para beneficiar cerca de 40 mil usuários por dia.
Sobre a obra da estação definitiva, a Assessoria de Imprensa informou que os serviços estão em fase de construção das salas técnicas e implantação das plataformas. "A entrega definitiva da estação está prevista para o primeiro semestre de 2014". Essa previsão da CPTM indica que os passageiros de Mogi, Suzano, Poá e Itaquaquetuba que usam a Linha 12-Safira continuarão obrigados a fazer a baldeação na estação Guaianazes. Isso só deve mudar quando a estação de Suzano for inaugurada, pois é onde a baldeação passará a ser feita.
Fonte:Mogi News