quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Dicas Sebrae distribui Guia do Candidato Empreendedor


Dicas
Sebrae distribui Guia do Candidato Empreendedor
Divulgação
Cartilha tem objetivo de auxiliar candidatos comprometidos
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai distribuir uma cartilha com 10 passos e 100 ações que os candidatos a prefeito deverão seguir para promover o desenvolvimento sustentável nos seus municípios, utilizando o potencial dos pequenos negócios. O documento, intitulado Guia do Candidato Empreendedor, passará a ser entregue nos próximos dias.

Serão entregues 20 mil exemplares, sendo dois mil para os diretórios nacionais dos partidos políticos e lideranças no Congresso Nacional, e 18 mil para diretórios regionais e candidatos a prefeitos. 
O Guia destaca exemplos de sucesso desenvolvidos por diversos prefeitos e que podem ser adaptados à realidade de cada município. Conforme demonstra o documento, o primeiro passo que deve constar da agenda de compromissos do candidato empreendedor é preparar os gestores e servidores públicos para o desenvolvimento com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

A legislação criou vários mecanismos com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios para os pequenos empreendimentos. A lei está regulamentada em cerca de quatro mil das mais de 5,5 mil cidades brasileiras. 
O segundo passo a ser seguido é apoiar a formalização e o sucesso dos microempreendedores individuais (MEI) - trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil por ano como cabeleireiras, vendedoras de roupa, vendedores de churrasquinho e encanadores. 
As demais etapas são: prestigiar os comerciantes; fortalecer as indústrias e atrair empreendimentos; modernizar e profissionalizar as atividades dos prestadores de serviços; promover os empreendedores do turismo; facilitar o associativismo dos agricultores familiares; articular o acesso à tecnologia pelos produtores rurais para agregar valor à produção; qualificar os empreendedores para os desafios da sustentabilidade; e estimular o ensino do empreendedorismo e a cultura da cooperação.

Fonte:Mogi News