quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Crédito na praça Associação faz campanha para reduzir inadimplência


Crédito na praça
Associação faz campanha para reduzir inadimplência
Erick Paiatto
Campanha está sendo organizada pela Associação Comercial
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) realizará em novembro a Campanha de Reabilitação de Crédito com o objetivo de reduzir a lista de consumidores inadimplentes inscritos no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Para isso, busca a colaboração dos lojistas, que precisam negativar as suas carteiras até 10 de outubro para ampliar as chances de receber as dívidas pendentes. Segundo balanço do SCPC, o comércio mogiano começou o mês de setembro com 34.374 débitos e 25.792 devedores. 
No próximo dia 24, às 9 horas, a diretoria da ACMC reunirá os comerciantes mogianos no auditório da entidade para explicar os detalhes da Campanha de Reabilitação de Crédito e a forma como poderão participar. A iniciativa vale para os lojistas já associados e também para aqueles que desejam se associar para usufruir os serviços do SCPC. O prazo de adesão vai até o dia 1º de outubro.

"As lojas que aderirem à Campanha de Reabilitação de Crédito terão as dívidas dos consumidores cobradas por uma equipe especializada do SCPC. No entanto, só poderemos cobrar os débitos que estão inscritos no SCPC e, por isso, a importância do comerciante negativar o quanto antes a sua carteira de crédito", explicou Marco Zatsuga, vice-presidente da ACMC e diretor do SCPC, serviço que no mês passado teve um aumento de 28,15% no volume de consultas sobre a situação cadastral dos consumidores em relação a 2011.

Desde o início deste ano, o SCPC tem registrado reduções nos índices de inadimplência em Mogi. Em agosto, por exemplo, as inclusões no SCPC tiveram uma baixa de 3,39% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram 1.396 inclusões de dívidas no SCPC contra 1.445 de 2011. Mas, ainda assim, o volume de dívidas pendentes é avaliado como elevado pela diretoria da ACMC.

"São quase 35 mil débitos no comércio, muitos deles, inscritos no SCPC já há algum tempo sem que o consumidor busque a quitação. Com essa Campanha de Reabilitação de Crédito, vamos colocar à disposição ferramentas, em comum acordo com os comerciantes, para que os consumidores tenham condições facilitadas para quitar os débitos e voltar a ficar com o nome limpo no comércio", ressaltou Zatsuga.

"Temos, basicamente, dois tipos de consumidores inadimplentes: aquele que tornou-se devedor por conta de alguma dificuldade financeira e aquele que já faz a compra com a intenção de não pagar. A maioria dos inadimplentes, no entanto, se encaixa na primeira condição e, por isso, acreditamos que, com uma situação diferenciada, ele se esforçará para limpar o nome", acrescentou o diretor do SCPC.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone (11) 4728-4309, com Mariana.

Fonte:Mogi News