quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ampliação Unidade de saúde em Jundiapeba atenderá mais três especialidades


Ampliação
Unidade de saúde em Jundiapeba atenderá mais três especialidades
Geriatria, mastologia e ginecologia são as três áreas que estarão à disposição da população da cidade na Unica
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Marcello Cusatis: "São investimentos e cuidados nunca vistos na rede pública nem na rede particular"
Dentro das próximas semanas, a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) Dr. Arthur Domingos Fais, em Jundiapeba, deverá ampliar o atendimento com três novas especialidades: geriatria, mastologia e ginecologia especializada. A primeira começou a ser implantada no início da semana com propósito de assistir idosos a partir dos 65 anos de idade, fornecendo assistência médica integrada. Isto é, além do atendimento clínico, os idosos terão assistência com nutricionista, fisioterapeuta, cardiologista, entre outras especialidades, inclusive com avaliação física para usar as Academias da Terceira Idade (ATIs). 
"Na prática, tudo o que o idoso precisar estará aqui, o acompanhamento médico, periódico para avaliação de diabete, pressão arterial, condicionamento físico, qualidade de vida, de uma forma que os médicos estarão conversando entre si. Um investimento e um cuidado inéditos na saúde da terceira idade, jamais vistos na rede particular da cidade, muito menos na pública", destacou o secretário-adjunto da Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

Segundo ele, a princípio, serão colocados à disposição três geriatras para realizar atendimento em três dias da semana. "É um trabalho gradativo, que pode ser ampliado, conforme a demanda", reforçou Cusatis, lembrando que todas as consultas serão previamente agendadas, com encaminhamento de um médico da rede municipal. A expectativa, segundo Cusatis, é assistir a todos os cerca de 35 mil idosos existentes na cidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde atende mais de 11,5 mil pessoas com mais de 60 anos no programa Hiperdia (que trata de diabete e pressão arterial). 
Outra novidade anunciada ontem foi a implantação de consultas para mastologia. Assistência na rede municipal, com especialista em prevenção e tratamento de doenças relacionadas à mama (como o câncer), era uma das principais reivindicações de mulheres que aguardavam mais de um mês para receber atendimento e que era realizado por um ginecologista. 
Com a saída do médico ginecologista e mastologista Adriano Baeta da Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, no início do ano, a situação havia se agravado e pacientes que tinham consultas e acompanhamentos agendados com ele passaram a esperar mais de um mês para conseguir o atendimento com o único especialista na rede, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), da Secretaria de Estado da Saúde. "Agora, tanto o Unica quanto o AME terão mastologista e a espera (por atendimento) deve ser de, no máximo, 30 dias", garantiu Cusatis. 
"O mais interessante nesse caso é que nosso trabalho será para captação de pacientes para realizar mamografia. Quando o exame der negativo, a paciente será orientada e não precisará aguardar consulta para ouvir que está negativo. Se for positivo, ela já é encaminhada ao especialista. Será tudo mais rápido", garantiu.

O mesmo vale para a ginecologia especializada, que, segundo o secretário-adjunto da Saúde, será realizada uma vez por semana - com pré-agendamento de médicos da rede bási-ca - para assistir casos de sangramento ou qualquer outra complicação na saúde da mulher.

Fonte:Mogi News