domingo, 11 de março de 2012

Mais de mil dekasseguis retornaram ao Alto Tietê


Daniel Carvalho

Nakayama: "Brasileiros estão voltando, falta trabalho lá"
De acordo com o presidente do Centro Esportivo Bunkyo, Kiyoji Nakayama, mais de mil brasileiros que trabalhavam no Japão retornaram para suas respectivas cidades no Alto Tietê nos últimos 12 meses. Na avaliação dele, o motivo para o regresso, quase que em massa, dos chamados dekasseguis, não foi apenas o terremoto seguido de tsunami que atingiu a encosta Nordeste do Japão, mas sim, o princípio da crise econômica vivenciada no país. 
"O desemprego em alguns setores é alto e onde há trabalho, não existe horas-extras. Para a maioria dos brasileiros, isso não compensa, porque o custo de vida no Japão é muito alto e eles querem fazer um ´pé de meia´ antes de voltar", conta Nakayama. O mogiano Claudio Ikemori, 36 anos, decidiu arriscar a sorte e viajar para o Japão alguns dias depois da tragédia para trabalhar como operador de máquina em uma fábrica de autopeças, na cidade de Nagoya. 
Contudo, após permanecer dez meses no Japão, decidiu retornar a Mogi e ficar com a esposa e os filhos no distrito de Quatinga. 
"No início não tivemos problemas, já que o tsunami afetou uma região muito distante de onde eu estava. Na verdade, era tanto trabalho, mais de 12 horas diárias, que eu mal conseguia acompanhar as notícias na televisão. Contudo, do meio do ano passado para cá, foi implantado um racionamento de energia e também mudança de horários na empresa, que ao fim do mês, o salário já não era tão atrativo. Além de que os contratos com as empreiteiras são de três meses, e que podem ser renovados. Antes era um prazo maior. Então, preferi voltar para ficar com a família e tentar outro trabalho", disse Claudio que já foi trabalhar no Japão, em três oportunidades. 
Dados da embaixada do Brasil no Japão apontam que 254 mil brasileiros vivem no país e há registro de poucos na área afetada, cerca de 17 mil. De Mogi, segundo estimativas do Bunkyo são entre 5 a 6 mil mogianos. (N.A.)


Fonte:Mogi News