domingo, 11 de março de 2012

Creches Prefeitura faz nova triagem de vagas


O nome da criança é repassado para a creche, que entrará em contato com a mãe para efetivar a inscrição
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Maria Geny: ajuste fino
Para preencher o total de vagas remanescentes para as creches da cidade, a Secretaria Municipal de Educação dará início amanhã à segunda fase do processo de triagem das famílias que se inscreveram na segunda chamada para as oportunidades ainda existentes. Até o momento, 420 das 879 vagas foram preenchidas. O balanço pode sofrer alterações, uma vez que as mães precisam confirmar a matrícula indo até a creche. 
O nome da criança é repassado para a unidade educacional que entrará em contato com as mães para efetivar a inscrição. Os pais devem aguardar que as escolas ou creches entrem em contato por telefone. Com base nos dados repassados na sexta-feira, ainda estão em aberto 459 oportunidades.


Na segunda etapa que entrará em vigor, o critério de seleção passa a dar prioridade para o endereço do trabalho da mãe. Na primeira fase, a análise principal era o local onde a família morava. A menor renda per capita e crianças em situação de vulnerabilidade social também são informações avaliadas no momento da triagem.


Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle, até o fim da semana que vem todas as matrículas deverão estar preenchidas. Ela explicou que, caso o número total de oportunidades não seja alcançado nesta segunda fase de seleção, ainda haverá a realização de uma terceira e última etapa de seleção.


"Se for necessário, funcionárias da Secretaria de Educação do município ligarão para cada mãe que inscreveu os filhos na segunda chamada e indicarão algumas unidades, mesmo não sendo aquelas próximas da casa ou do trabalho", explicou Maria Geny. "Este é o ajuste fino que o prefeito (Marco Bertaiolli, do PSD) tanto fala", destacou a secretária. 
A Prefeitura de Mogi colocou em prática um grande investimento na ampliação do atendimento à educação infantil. O resultado, até o momento, foi o atendimento a 3,6 mil crianças em diversos bairros. Outras 11 creches estão em construção e deverão ser inauguradas até agosto deste ano, beneficiando mais de 1,7 mil crianças.


Com o pacote de expansão de creches, cresceu o atendimento à educação infantil em Mogi e pela primeira vez a cidade teve um maior número de vagas em aberto do que crianças aguardando na lista de espera. Para preenchê-las, foi aberta uma segunda chamada de inscrições. Em apenas uma semana, 1.457 famílias foram inscritas.


Fonte:Mogi News