domingo, 11 de março de 2012

Educação em Casa Pais devem prestar atenção aos sinais de agressividade


Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Psicóloga dá dicas sobre comportamentos agressivos nos filhos
Os constantes casos que chegam à tona sobre os acidentes envolvendo crianças e adolescente tem chamado a atenção de pais. O comportamento rebelde dos jovens e a falta de limites parecem ser mais comuns. Para especialistas, a predisposição genética e principalmente o meio ambiente, influenciam no comportamento dos adolescentes e os condicionam a cometer ações indiscriminadas. Os pais devem ficar atentos ao comportamento das crianças e em casos mais graves, buscar ajuda médica e psicológica para saber lidar com os filhos.


Um dos casos mais recentes de acidente envolvendo um adolescente foi registrado em Bertioga, no último dia 18 de fevereiro, quando um garoto de 13 anos dirigiu um jet sky que atropelou e matou a menina, Grazielly de Almeida Lames, de 3 anos na praia de Guaratuba. Agora, a equipe do advogado de defesa da família da garota, José Beraldo, pediu que a Polícia Civil solicite um relatório sobre o comportamento do jovem para o condomínio de luxo onde ele mora. 
O Mogi News ouviu a psicóloga Marjori Lotufo para traçar um perfil dos jovens que apresentam rebeldia ou comportamentos "sem limites". "A geração que está nascendo, está mais inteligente e os pais não estão sabendo lidar com ela. Está sendo um confronto de duas culturas, aonde o pai e a mãe vem de uma educação mais agressiva e punitiva. Hoje os pais querem oferecer aquilo que não tiveram, usam as coisas materiais como forma de substituir a presença paterna, por causa da ausência durante o dia", explicou.


A psicóloga esclareceu que a cabeça de uma criança funciona como uma esponja que absorve tudo a sua volta, tanto as coisas boas, quanto as ruins. Ela afirmou que o meio ambiente é um dos principais responsáveis por formar o caráter e o comportamento dos filhos. "A criança vai bater em todo mundo, vai ser agressiva ou rebelde. Isso é resultado, muitas vezes de tudo o que ela absorveu. A maneira estressada e de rebeldia é para chamar atenção", acrescentou.


Sobre o acidente envolvendo o adolescente que dirigia o jet ski, Marjori afirmou que um adolescente de 13 anos não tem a capacidade cognitiva para compreender o que ocorreu de fato. Segundo ela, ele tem consciência do que fez, mas sua reação dependerá da influência dos adultos. "Este trauma será para as duas famílias. Este garoto ficará marcado para sempre por matar uma criança sem ter a intenção, ele pode sofrer ainda um transtorno pós-traumático", observou. Marjori avaliou ainda que o relatório sobre o comportamento do jovem deve ser realizado por profissionais especializados. 


Fonte:Mogi News