terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Política Morte de Candido deixa uma lacuna na área social


Especialistas apontam que a luta contra o racismo e as desigualdades foram principais marcas do parlamentar
Fábio Miranda
Da Redação
Jorge Moraes

Póla: "Digno com suas lutas"
Primeiro militante da região pelo Partido dos Trabalhadores (PT), José Candido ficará marcado na história pela defesa das causas sociais e pela luta contra o racismo. Esta é a opinião de historiadores e sociólogos ouvidos pelo Mogi News. 
"É uma grande perda sob muitos aspectos. Desde muito jovem ele lutou contra a desigualdade e a discriminação racial. Na política, ele teve uma relação muito digna com essas lutas, foi um dos únicos parlamentares a não se esquecer dos movimentos sociais", aponta o sociólogo Afonso Pola. 
O historiador Mario Sérgio de Moraes concorda com Pola. Para o professor, a morte do parlamentar vai deixar uma lacuna na região. "Tenho a impressão de que a perda de uma figura como ele é de grande impacto não apenas na organização social, mas também pelo que ele representava". 
Como vereador de Suzano durante três mandatos consecutivos, de 1989 a 2000, Candido era a voz da oposição. O historiador comenta que antes da eleição que o fez ser o primeiro parlamentar petista na Câmara, o cenário político na cidade e até na região era monopolizado, e chega a compará-lo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A política no Alto Tietê era exercida por monopólios familiares. Raramente no parlamento era visto uma figura com a cara do povo, que era a grande marca dele. Ele foi o ´Lula´ do lado de cá".




Continuidade
Na avaliação dos dois analistas, o espaço que José Candido ocupava no cenário político dificilmente será preenchido. "Gostaria muito, mas acho que não. Além de tudo ele sempre se mostrou muito simples e deixou uma forma muito digna de lidar com o poder. De qualquer maneira, a gente fica um pouco órfão também. Ele deu o pontapé inicial. Tenho minhas dúvidas se vai haver uma continuidade dos movimentos sociais, contudo, espero que a figura de Candido permaneça", finaliza o Moraes.


Fonte:Mogi News