terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

câmaras Acat pedirá melhorias para a saúde da região


Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Reunião entre os presidentes das Câmaras do Alto Tietê foi realizada ontem em Mogi das Cruzes
Os integrantes da Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat) se reuniram ontem no prédio do Legislativo de Mogi das Cruzes para discutir questões ligadas à saúde e à segurança na região. Compareceram ao encontro os presidentes das Câmaras de Guararema, Biritiba Mirim, Arujá, Santa Isabel, Ferraz de Vasconcelos e Mogi. O grupo decidiu enviar uma moção ao governo do Estado para pedir melhorias na área da saúde e melhores condições de trabalho para funcionários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de um abaixo-assinado pedindo ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) uma lombada eletrônica para a rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura (SP-88), na divisa entre Biritiba Mirim e Salesópolis.


Outra questão levantada durante o encontro foi a do Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías, que pode ser descredenciado pelo Ministério da Saúde, caso as acusações contra a unidade sejam confirmadas (leia mais na página 10). Os representantes querem que um posicionamento sobre o tratamento dos pacientes da região seja dado pelo Estado. Eles planejam discutir o assunto na próxima reunião do grupo, que deve ocorrer nos próximos 20 dias.


Para a OAB, os parlamentares querem um novo contrato com melhores bonificações e mais valorização do trabalho prestado. Já para a saúde, eles pedirão mais médicos, verbas e infraestrutura. Recursos para os hospitais da região, como o Luzia de Pinho Melo, a Santa Casa de Mogi, o Santa Marcelina e o Regional de Ferraz, também serão solicitados na moção.


"A Santa Casa de Mogi concentra as cirurgias de Ortopedia, mas a fila está muito grande. O Luiza está com poucos leitos e atendendo só urgências. E o Hospital Regional está sem médicos", argumentou o presidente da Acat, Edson Cury, que também preside a Câmara de Ferraz. Os deputados estaduais Luiz Carlos Gondim (PPS), Heroilma Soares Tavares (PTB) e Estevão Galvão (DEM) também foram ao encontro. 
Pessoas ligadas ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) também participaram.


Segurança
Segundo Cury, o reforço de 200 homens prometido pelo Comando da Polícia Militar no ano passado não foi cumprido efetivamente. "Só mandaram 74 policiais. Se não resolvermos esta questão, faremos um abaixo-assinado em todo o Alto Tietê", ressaltou.


Fonte:Mogi News