terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Reforço Contra onda de assaltos, edifícios de luxo investem mais em segurança

São câmeras, cercas elétricas, monitoramento 24 horas, alarmes e outros dispositivos contra assaltos
Jamile Santana
Da Reportagem Local

Vila Oliveira tem sido alvo de furtos e assaltos; moradores gastam mais com esquema de segurança
Preocupados com a onda de assaltos na Vila Oliveira, seis condomínios de luxo e uma empresa instalada no entorno da Praça dos Enfartados firmaram uma corrente de segurança para evitar arrastões. Os condomínios Manhathan, Arts Garden, Villagio de Parma, Portinari, Polaris e uma empresa de diagnóstico por imagem instalaram, no segundo semestre deste ano, um sistema de comunicação via rádio. 
Pelo menos duas vezes por dia, os funcionários e moradores se comunicam entre si e se flagram alguma atitude suspeita, trocam informações, avisando os demais condomínios. A união entre os moradores tem inibido este tipo de crime. Desde 2009, quando 15 apartamentos do condomínio Firenze foram assaltados, nenhum outro prédio registrou este tipo de ocorrência.


Cada condomínio que faz parte do círculo de segurança tem seus próprios equipamentos de monitoramento, gerenciado por diferentes empresas. Mesmo assim, os moradores se uniram e, em uma adesão de 100% entre os síndicos dos prédios e a empresa, decidiram implantar uma forma própria de evitar os assaltos. Todos os dias, pelo menos duas vezes, eles se comunicam via rádio. Eles também criaram códigos próprios para avisar os demais prédios, em caso de roubo. Além da mobilização mais rápida no acionamento da polícia, os moradores conseguem prevenir muitas situações. Quando um dos seguranças flagra uma atitude suspeita, por exemplo, logo passam as características para os demais condomínios. 
"Essa união entre os moradores foi indicação de uma consultoria de segurança e é inspirada em modelos semelhantes já em atividade em São Paulo. É extremamente importante porque todos os moradores acabam se preocupando mais com a sua segurança e com a do outro. Tem surtido ótimos efeitos", garantiu o síndico de um dos condomínios. 
Todos os condomínios de luxo possuem seu sistema de segurança próprio. São câmeras, cercas elétricas, monitoramento 24 horas, alarmes e outros dispositivos que vão desde a contratação de empresa especializada até o treinamento dos próprios moradores e funcionários. No condomínio Manhathan, por exemplo, a guarita é blindada e os visitantes só têm contato com o porteiro através do interfone. Os entregadores de pizza, farmácia e afins ficam em portões isolados, não têm acesso ao condomínio e deixam a entrega em uma espécie de caixa giratória, também blindada.


"Eu acho ótimo porque os arrastões e assaltos na hora que a vítima está chegando em casa estão se tornando cada vez mais comuns. Desta forma, garantimos, inclusive a segurança dos entregadores, que vez ou outra também são feitos reféns", disse uma moradora.


Fonte:Mogi News