domingo, 11 de dezembro de 2011

Kassab destaca potencial de Mogi

Júlia Guimarães

O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, o prefeito da Capital, Gilberto Kassab (PSD), atestou ontem o potencial de Mogi das Cruzes para recebimento do terceiro aeroporto da RMSP. Engenheiro civil por formação, ele afirmou que conhece o distrito industrial do Taboão e que o local é ideal para receber o empreendimento, já que possui condições técnicas favoráveis à sua construção. Kassab destacou ainda que o Conselho deverá trabalhar para sensibilizar o Governo Federal sobre a importância da ampliação da rede aeroportuária da grande São Paulo. As declarações do chefe do Executivo paulistano foram dadas em entrevista exclusiva a O Diário, no início da tarde deste sábado, durante o encontro regional do PSD, realizado na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba.


Kassab afirmou ontem que Mogi das Cruzes possui "localização privilegiada", com o acesso facilitado por grandes rodovias como a Ayrton Senna e a Presidente Dutra. Ele conheceu as plantas das duas áreas identificadas pela Administração Municipal como aptas a receber o empreendimento. Os mapas foram apresentados a ele pelo prefeito de Mogi, Marco Aurélio Betaiolli (PSD). "Eu conheço o bairro do Taboão e tenho certeza que ele tem condições de abrigar o aeroporto. Posso afirmar, não como prefeito ou presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, mas como engenheiro, que o pleito de Mogi das Cruzes é bastante possível. Nós devemos trabalhar para identificar o local que reúne as melhores condições técnicas para receber o aeroporto e eu considero que o Taboão é o local mais do que adequado para ser escolhido", disse Kassab.


O prefeito de São Paulo ainda afirmou que a câmara especial criada pelo Conselho para discussão do terceiro aeroporto poderá contribuir com o projeto do Estado por meio da apresentação de estudos e dados técnicos. A formação da comissão deverá ser oficializada durante reunião marcada para a próxima terça-feira, no Memorial da América Latina, na Capital. Kassab destacou que o grupo, que reúne todos os 39 prefeitos dos municípios da RMSP, trabalhará para sensibilizar a União sobre a importância do empreendimento e disse que, para isso, conta inclusive com o empenho do deputado federal mogiano Junji Abe (PSD). "Poderemos realizar tratativas futuras com o Governo Federal e vale lembrar que temos em Brasília a o deputado Junji que está trabalhando intensamente nessa questão".


Kassab é um dos maiores defensores da construção do terceiro aeroporto, sendo que essse foi o tema de seu discurso na cerimônia de oficialização da criação da Região Metropolitana de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, no início deste ano. Ontem, ele ressaltou, mais uma vez, a necessidade de ampliação do sistema. "Nosso objetivo é mostrar, ao Governo Federal, o quanto os cidadãos que moram na Região Metropolitana querem um terceiro aeroporto. Nós, que moramos aqui, é que sabemos o quanto está fazendo falta a expansão; para isso basta ver as filas em Guarulhos e Congonhas. Queremos sensibilizar o Governo sobre essa demanda tão justa e importante. Por isso, nossa luta será trazer o aeroporto para a Região Metropolitana e encontrar a melhor posição possível, e a localização de Mogi das Cruzes eu sei que é extraordinária".


O prefeito Marco Bertaiolli, que participou ontem do encontro regional do PSD, ao lado de Kassab, ressaltou a importância de criação da nova câmara temática do Conselho e afirmou que deve se empenhar pessoalmente na defesa de Mogi durante os debates. "Essa câmara será de grande importância para ajudar a Região Metropolitana a viabilizar a instalação do aeroporto. Agora, quem vai ajudar Mogi das Cruzes seremos nós mesmos, mostrando que a Cidade tem todas as condições técnicas de receber o empreendimento no distrito industrial do Taboão. Isso acaba de ser atestado pelo prefeito Gilberto Kassab, que deu sua posição, inclusive como engenheiro, o que é muito importante para Mogi", destacou Bertaiolli, comentando as declarações do correligionário.


Fonte:O Diário de Mogi