quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tokuzumi pode ser o candidato de Estevam

Estevam Galvão
É atribuída ao deputado Estevam Galvão de Oliveira (DEM) toda a articulação inicial para colocar o ex-prefeito Paulo Tokuzumi no PSDB e no centro da oposição a quem o PT indicar, nas prévias, para concorrer à Prefeitura Municipal de Suzano, no pleito do próximo ano. A história é longa e teria começado em setembro último, quando Tokuzumi foi chamado pelo governador Geraldo Alckmin ao Palácio dos Bandeirantes. Na presença do presidente regional do PSDB, deputado Pedro Tobias, ele teria sido convidado a trocar o PMDB, ao qual estava filiado, pelo PSDB. Estevam estaria por trás do encontro, já trabalhando para transformar Tokuzumi em pré-candidato do governo estadual em Suzano. Para isso, teve de colocar para escanteio o empresário José Augusto Cardoso Filho, vice-presidente do Diretório Municipal do PSDB de Suzano, que é presidido por sua esposa, também empresária. O que se comenta por lá é que o deputado não desejava correr os mesmos riscos da campanha em que o atual prefeito Marcelo Candido (PT) foi eleito pela primeira vez, graças a uma pífia campanha de Cardoso. O empresário da área de mineração decepcionou Estevam pela segunda vez como seu candidato a vice, no pleito em que o deputado acabou vencido por Candido. Estevam teria colocado o nome de Paulinho nas ruas para testar sua capacidade de penetração junto ao eleitorado. Engenheiro civil formado pela UMC, Tokuzumi é mogiano, nascido em Pindorama, mas vive em Suzano desde criança. Lá, elegeu-se vereador pelo PDS,em 1985. Dois anos depois, trocou o PDS pelo PMDB e virou secretário de Obras de Pedro Ishida. Foi vice de Estevam e também secretário de Obras, antes de se eleger prefeito. Ficou quatro anos no cargo e nunca mais voltou a disputá-lo. Pode ser candidato novamente no próximo ano, se passar no teste inicial das pesquisas.


Candidato


O empresário e coronel reformado da PM, Sílvio Arroyo, pode ser a grande surpresa na sucessão municipal de Salesópolis. Proprietário do Haras Morada do Sol, no Bairro Alegre, naquela Cidade, ele trabalhou durante muito tempo junto ao Palácio dos Bandeirantes e Câmara Municipal de São Paulo, o que lhe garantiu um excelente relacionamento com políticos de peso da Capital. Poderá se apresentar como novidade numa disputa até agora marcada por veteranos ex-prefeitos salesopolenses.


Deputados


Projeto do deputado José Cândido (PT) visa incluir a Festa do Divino de Mogi das Cruzes no calendário turístico do Estado; já o deputado André do Prado (PR) propõe que seja dado o nome do dentista mogiano José Carlos Duarte Guedes à Unidade Básica de Saúde de Jundiapeba, em Mogi.


Responda depressa:


Quando a Câmara de Mogi vai acolher o veto do prefeito às alterações realizadas na Lei do Silêncio à revelia da comunidade?


Cultura


A Câmara de Mogi vai sediar, no próximo dia 17, uma audiência pública sobre o Plano Estadual de Cultura e a Cultura Afro-Brasileira. O evento será realizado a partir das 19 horas e deve contar com a presença da deputada Leci Brandão (PCdoB), que integra a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo.


Luz baixa


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vetou o projeto de lei de autoria da deputada Heroilma Tavares (PTB) que tornava obrigatória a manutenção dos faróis dos veículos acesos durante o período diurno, nas rodovias estaduais. A decisão pegou de surpresa a deputada que, até ontem, pela manhã, ainda não sabia os motivos usados para o veto.




Fonte:O Diário de Mogi