quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Serviços urbanos lideram queixas



BALANÇO Campello garante que pedidos são atendidos com agilidade
Vazamento de água e esgoto, falta de limpeza de terrenos particulares e existência de buracos são as demandas mais frequentes registradas na Ouvidoria Geral de Mogi das Cruzes em outubro. A Prefeitura resolveu 86,3% dos casos, sendo a maioria direcionada à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.


Um estudo da Prefeitura de Mogi analisa as solicitações feitas no último mês. Neste período, foram solucionados 20.266 dos 23.046 requerimentos apresentados pelos mogianos à Ouvidoria Geral.


O órgão classifica as demandas em 209 assuntos. As 10 categorias que receberam o maior volume de pedidos foram: informações gerais (1.974); vazamento de água e esgoto (1.750); limpeza de terrenos particulares (1.672); tapa buracos (1.175); limpeza pública - terrenos municipais (791); Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), animais em vias públicas e outros (730); defeitos no passeio ou calçada (650); reclamação (622); tapa buracos do Semae (547) e troca de lâmpadas queimadas em ruas (515). Já as reclamações correspondem a questões gerais, que não podem ser inseridas em nenhuma das outras categorias.


Os pedidos 100% resolvidos foram os relacionados com os requerimento sobre informações gerais; defeitos no passeio ou calçada ficaram com 98,9%; troca de lâmpadas queimadas em ruas alcançaram 98,8% e limpeza de terrenos particulares totalizaram 98,5%. As demandas que apresentaram as menores porcentagens de conclusão foram as reclamações (85,9%); consertos de buracos do Serviço Municipal de Águas e Esgotos - Semae (87,2%), e os assuntos relacionados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), como animais em vias públicas e outros (87,7%).


O ouvidor geral, Romildo Campello, fez uma avaliação positiva do primeiro ano do serviço. "Estes resultados mostram uma evolução da resposta da Prefeitura às demandas do povo. Todas as secretarias estão conseguindo resolver as questões cada vez mais rapidamente", assegurou. Também apontou que a Ouvidoria Geral tornou-se um canal de comunicação entre a sociedade e a Prefeitura, um caminho para solicitação de um serviço público. "Com estes dados tentamos levar uma orientação ao prefeito, para que ele saiba quais os problemas que mais afetam a população", destacou Campello.


O estudo também revelou que a Secretaria de Serviços Urbanos recebeu a maior porcentagem do total de demandas (20,4%). Os dados específicos mostraram que, de 4.696 pedidos, a Pasta ainda não resolveu 889. À Secretaria de Segurança foram direcionados 18,8% dos casos, ao Semae 13% e à Secretaria de Transporte 7,2% dos requerimentos. A Secretaria de Obras registrou a menor porcentagem (4%) e deu conta de 922 demandas, sendo que 48 ainda não foram concluídas. As outras secretarias ainda precisam sanar 36,7% das questões.


Fonte:O Diário de Mogi