sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Partidos

Divulgação



Depois de ser anunciado como o candidato do PR às eleições da presidência da Câmara de Mogi, o vereador Rubens Benedito Fernandes corre contra o tempo para levar seu nome a um consenso. Conversas com PSDB, PSD e PMDB serão os próximos passos. 


Câmara maior
A avaliação é que 2012 será um ano difícil não apenas por ser um ano de eleições municipais, mas porque várias medidas precisam ser tomadas para receber em 2013 um Legislativo maior, com 23 parlamentares.


Regimento Interno
Uma das medidas a ser estudada pelo futuro presidente é a mudança no Regimento Interno, que hoje prevê até 10 minutos para a fala de cada vereador. Com 23 vereadores, as coisas se tornarão mais difíceis e se não houver mudanças praticamente o trabalho ficará inviabilizado: "Onde vamos colocar 23 vereadores, mais carros e assessores?", indagou o próprio Bibo. 


Mais cargos
Outra alteração a ser estudada é a própria formação da Mesa Diretiva, que para fazer jus a um número maior de parlamentares, também deve ter os cargos ampliados - dois vice-presidentes, dois secretários e por aí vai. 


Comissões
As comissões permanentes também preocupam. Se 15 vereadores quiserem disputar um cargo para a Comissão de Justiça e Redação, por exemplo, uma das mais cobiçadas, como será feita a definição? Pela composição partidária? 


Folha de pagamento
"Vamos precisar mudar muita coisa, verificar a folha de pagamento, enfim, por isso que seria importante a união da Câmara para estas definições", afirmou Bibo, que não conversou ainda com o colega Nabil Nahi Safiti (PSD) para verificar como fica a disputa, já que Nabil vinha trabalhando nos bastidores para firmar o seu nome. 


INSS
Segundo Bibo, a ideia é uma definição em consenso. Ele já se afastou de um dos empregos como médico na Prefeitura de São Paulo e vai também pedir licença do segundo emprego como perito no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 


Tribunal de Contas
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo recomenda que presidentes de Câmaras não ocupem outras funções públicas porque entende que ser presidente é 24 horas do dia e não num período somente: "Me preparei para isso durante três anos", disse Bibo.


Reunião
O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, estará em Mogi neste sábado para um café da manhã com pré-candidatos do partido. Será na rua Gaspar Conqueiro, 925, e o encontro tratará do estatuto do partido, financiamento das campanhas e regras para candidatos. 


Mais polêmica
As discussões sobre as mudanças propostas na Lei do Silêncio não terão um ponto final com o veto do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli aprovado na sessão da última quarta-feira pela Câmara de Mogi.


Barulho
De acordo com o vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB), os parlamentares, reunidos na sala anexa ao plenário, chegaram à conclusão da necessidade de discutir melhor adiante mudanças mais completas para a legislação que tenta proteger a cidade do barulho excessivo. 


Polícia
"Vamos aprofundar mais o assunto e, quem sabe, propor outras modificações e um projeto mais completo", afirmou o parlamentar. Sobre o veto, ele acredita que prevaleceu o bom senso porque da forma como se pretendia, com as alterações propostas pelo vereador Protássio Nogueira (PSD), estava tirando o poder de polícia do município em fiscalizar o cumprimento da lei.


Sem candidato
O vereador Osvaldo Ferreira dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado Real, entrou em contato com a coluna ontem e afirmou que, sobre a matéria feita pelo repórter Cléber Lazo, de que o apoio dele estava garantido a Bibo, a história não seria bem essa: "Meu voto para a futura presidência foi mencionado como já certo para o nobre vereador Bibo, porém, não é verdade, não sei de onde foi tirada essa informação, respeito e gosto muito do meu amigo vereador Bibo, porém, nada foi decidido e conversado, continuando eu sem candidato à presidência da Câmara".


Ligação viária
A notícia parece boa: até a Copa de 2014, São Paulo vai ganhar uma ligação direta entre a Zona leste e o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. É a avenida José Alencar, que vai começar na avenida Papa João Paulo, cruzará a via Dutra e chegará até o trevo da rodovia Ayrton Senna com a Jacu-Pêssego. 


Melhorias
Para quem segue de São José dos Campos ou Arujá, por exemplo, até Guarulhos, vai ser possível desviar de um dos piores trechos da Dutra, entre os quilômetros 213 e 219. Na rodovia Ayrton Senna, a nova via vai criar uma segunda opção para os motoristas. 
Divulgação

Nova marginal
O congestionamento na Dutra entre Guarulhos e Arujá, a 40 quilômetros de São Paulo, também poderá ter uma melhora, segundo matéria publicada ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo. As prefeituras de Guarulhos e de Arujá apresentaram ao governo do Estado o projeto de uma marginal do rio Baquiviru, ligando a avenida Mário Covas, em Arujá, até a rua Jamil João Zarif, em Guarulhos. 


Edital
O Estado lançou um edital no mês passado e as empresas terão 21 meses para elaborar projeto de acordo com as regras estipuladas nesta licitação.


Fonte: Mogi News