sábado, 5 de novembro de 2011

MOGI NEWS

MOGI NEWS


Cidade


Matéria publicada em 04/11/11
Será
Audiência do Lixão deve ficar para o ano que vem
O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) se reuniu ontem com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, e tratou com ele da questão da destinação final de resíduos sólidos. O parlamentar pediu para que a Secretaria de Meio Ambiente endureça e não permita a construção de mais aterros sanitários no Estado e coloque prazos para que os municípios cumpram antes de 2014 a legislação federal que proibirá a implantação destes empreendimentos no Brasil.


No encontro, Bruno Covas informou ao deputado que a audiência pública sobre a implantação do aterro sanitário que a empreiteira Queiroz Galvão quer instalar em Mogi das Cruzes não deverá acontecer em menos de seis meses. Com isso, deverá ficar para o ano que vem. A informação foi divulgada ontem à tarde pela assessoria do deputado de Mogi.




Adiada
A audiência pública sobre o Lixão chegou a ser marcada para junho desse ano, mas acabou adiada. A Prefeitura entregou ao governo um dossiê com uma série de argumentos contra o empreendimento, entre os documentos um estudo técnico que rebate o plano da empreiteira para o Taboão.


No encontro de ontem, Gondim falou sobre a instalação de novas tecnologias para o descarte final do lixo como o processo de autoclave e a gaseificação por plasma, este último que elimina 100% do lixo.
"Nós não podemos mais permitir que o descarte final seja aterrar o lixo, muito pelo contrário. Precisamos de tecnologias novas para que este problema possa gerar energia para as residências e indústrias", comentou.


O parlamentar sugeriu ao secretário a elaboração de uma lei para que todos os municípios não enviem 100% do lixo para os aterros. "É preciso que as cidades implantem coleta seletiva para que as embalagens possam ser vendidas e reaproveitadas", afirmou. Bruno Covas informou que seguirá para Portugal, onde conhecerá novas tecnologias para o descarte final do lixo.
Gondim aproveitou para dizer que deverá seguir em breve aos Estados Unidos para conhecer uma empresa de gaseificação por plasma.


Gondim falou, ainda, sobre a questão do rio Tietê e pediu que a secretaria realize um trabalho de desassoreamento do rio para evitar inundações principalmente nesta época do ano com o aumento.


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira