quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Zoneamento

O Ministério Público arquivou a representação contra a Câmara de Mogi por conta das polêmicas mudanças na Lei de Zoneamento do município. A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado (DOE) e promete por um ponto final à questão. 


Recuo
Doze propostas de alteração na Lei de Uso e Ocupação do Solo foram aprovadas no fim de junho pelos vereadores e vetadas posteriormente pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli por recomendação do Ministério Público. O principal argumento foi o de que apenas o Executivo tem legitimidade para alterar o zoneamento e que não houve participação popular no processo. Caso contrário, a pendenga iria parar na Justiça com perspectiva de dar muito pano para manga.

Morte anunciada
Com a saída da vereadora Odete Sousa, ex-PDT, mais um partido está fadado a morrer politicamente. Além do DEM, esvaziado após a debandada para o PSD capitaneada pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli junto com a bancada de vereadores, agora o PDT vive um dilema neste período de janela partidária e troca-troca. Tudo isso com pouquíssimo tempo para esboçar qualquer tipo de reação.


Justa causa
O vereador Osvaldo dos Santos, o Osvaldo do Mercado Real, quer se desfiliar do PPS por "justa causa", já que tentou, ontem, de todo jeito, falar com a presidência do partido e não conseguiu se desvincular da legenda. Hoje, a desvinculação será feita de qualquer jeito, mesmo que seja via direção estadual com documentos justificando a desfiliação. Advogados do PP já estariam dando todo o respaldo ao parlamentar. 


Pérola
Depois da reunião dos vereadores com o prefeito Bertaiolli, na última segunda-feira à tarde, o vereador Nabil Nahi Safiti, ex-democrata e hoje no PSD, soltou uma verdadeira pérola. Disse que já tinha feito a troca de legenda, mas não sabia exatamente o que significava seu novo partido, o PSD. 


Vale tudo
Tem vereador da situação que anda preocupado com a concorrência e está espalhando pelos quatro cantos da cidade que pré-candidatos de determinados partidos estão em um determinado partido ou estão em outro só para confundir a cabeça dos eleitores. 


Festa particular
Além do secretário de Saúde de Mogi, Paulo Villas Boas, outro secretário de Saúde da região foi "esquecido" pelo cerimonial durante a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na visita que ele fez a Suzano no último sábado à noite. 


Blindagem
A secretária de Saúde de Arujá, Dagmar Barbosa Corato, estava ao lado de Villas Boas e também não foi chamada ao palanque das autoridades, formado em sua maioria por petistas. Nem teve o seu nome mencionado durante a festa particular do PT. 
Jorge Moraes

Esgoto a céu aberto
Outro detalhe presenciado por quem esteve no evento: onde foi montado o palanque, o cheiro de esgoto a céu aberto era insuportável. 


Não à democracia
Até o acesso ao ministro foi restrito e era difícil chegar até a ele sem ter de passar pelos assessores de Suzano, que ficavam na cola. Sutilmente, era como se o acesso não fosse permitido a quem não era do PT. 


Corrupção
O Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) fará nesta sexta-feira em Mogi um ato de lançamento nacional pelas seguintes bandeiras: fim da impunidade, fim da votação secreta na Câmara e no Senado. O evento será na 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a partir das 17h30. 


Listão
Na próxima reunião do Conselho Municipal de Preservação Histórico e Paisagístico (Comphap), serão analisados minuciosamente, um a um, prédios de uma lista de 350 identificados por uma comissão de notáveis no passado. O número foi considerado elevado e a ideia é verificar quais realmente terão interesse histórico para serem tombados futuramente.

Pente fino
A secretária-adjunta de Planejamento, Eliana Mangini, terá a função de dar andamento a estes processos e fazer o levantamento geral sobre cada um. Para o secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, o fato de uma cidade ´quatrocentona´ como Mogi não ter ainda nenhum bem histórico tombado não representa um retrocesso, mas uma realidade, já que o Comphap é um órgão relativamente novo, criado na administração de Junji Abe. 


Rateio
José Luiz Freire afirmou à coluna ontem que a verba do carnaval de 2012 deve ser mesmo de R$ 330 mil, praticamente o mesmo valor empenhado neste ano, já que para o ano que vem não há aumento de verba porque o orçamento da Cultura não mudou. E se forem incluídas mais duas escolas na lista, o dinheiro será rateado entre todas as participantes.


Mais duas
Duas novas escolas poderão fazer parte do carnaval do ano que vem representando os bairros Mogilar e Santo Ângelo - este último tinha representatividade no carnaval do passado, mas a escola foi desativada faz certo tempo: "É por isso que lançamos o edital para que todos os grupos interessados participem desta conversa que teremos na quinta-feira", disse José Luiz. A Unidos do Sales chegou a ser citada como sendo do bairro Santo Ângelo, mas, na verdade, é do Jardim Camila.


Fonte:Mogi News