quarta-feira, 5 de outubro de 2011

eleições: Políticos podem responder na Justiça por troca de partidos

Presidentes das legendas preteridas podem ingressar com ações de infidelidade partidária
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Araújo saiu do PSDB
Os vereadores que deixaram os partidos durante a janela eleitoral que se encerra na próxima sexta-feira poderão ter de defender a mudança na Justiça. Os presidentes das legendas preteridas prometem estudar o ingresso de ações de infidelidade partidária. Os mandatos, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), pertencem aos partidos.


Quatro vereadores mogianos estão nesta situação: o presidente da Câmara, Mauro Araújo (saiu do PSDB e foi para o PMDB), Odete Sousa (deixou o PDT e ainda não definiu o futuro político), Osvaldo dos Santos (migrou do PPS para o PP) e Olímpio Tomiyama (saiu do PTB e agora é filiado ao PSC). 
No caso dos três parlamentares - Nabil Nahi Safiti, Carlos Evaristo da Silva e Protássio Ribeiro Nogueira - que saíram do DEM e acompanharam o prefeito Marco Bertaiolli no PSD, a situação é diferente. A legislação eleitoral permite a troca, uma vez que a saída ocorreu para uma sigla recém-criada.


A situação mais delicada é a do vereador Osvaldo Ferreira Santos. O presidente do Diretório Municipal do PPS, o advogado Delmiro Goveia, já adiantou que a Executiva Estadual determinou o ingresso na Justiça. 
Goveia estaria dificultando a desfiliação. Ele não foi encontrado ontem para assinar a ficha de saída de Santos. O parlamentar mogiano prometeu ir à esfe-ra estadual. "Amanhã (hoje), eu vou para São Paulo resolver esta situação", afirmou na tarde de ontem.


Quem também poderá sofrer represálias na Justiça é a vereadora Odete. O presidente da Comissão Provisória do PDT, Jorge Carlos de Morais, o Arakém, frisou que a decisão de entrar ou não com o processo partirá do presidente estadual, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. 
"Dificilmente não entraremos (com a ação), porque a pressão do suplente e dos companheiros de partido será muito grande", frisou. 
Já o presidente do PTB, Gilberto Moro, garantiu que não entrará com nenhum processo contra o mandato de Olímpio Tomiyama. 
O presidente municipal do PSDB, José Antonio Cuco Pereira, não foi encontrado para comentar o assunto, mas, em entrevistas anteriores, informou que não exigiria o mandato do presidente da Câmara.


Fonte:Mogi News