terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prefeito de São Bernardo entra na briga por aeroporto

O Governador Geraldo Alckmin durante evento no Teatro Municipal de Santo André.14/06/2011
 Mogi das Cruzes terá mais um adversário de peso na disputa pelo terceiro aeroporto metropolitano, que o governador Geraldo Alckmin pretende construir. O jornal "Diário do Grande ABC" informou neste final de semana, que o prefeita de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), planeja entrar na disputa com Caieiras e Mogi (que "corre por fora", segundo a publicação). O projeto estaria sendo desenvolvido e guardado "a sete chaves" pelo secretariado municipal, já contando com "perspectivas de áreas com potencial para receber o empreendimento". O assunto foi levantado por Marinho durante reuniões fechadas para discutir o orçamento de 2012, mas chegou também a ser comentado com a presidente Dilma Rousseff (PT), durante encontro realizado em Brasília. Ainda que a decisão sobre o aeroporto passe, obrigatoriamente, pelo governo estadual, Marinho aposta que a União poderá ser fundamental para a viabilização do projeto. Um secretário municipal, Jefferson José da Conceição, de Desenvolvimento Econômico e Social, admitiu ao jornal que o plano de São Bernardo para receber o aeroporto não é tão embrionário como parece e que até já haveria um projeto executivo finalizado. "É uma discussão séria e não é ideia, é projeto executivo", disse ele, demonstrando com isso que Mogi precisa se mexer bem mais do que tem feito até agora, se quiser ter chances nesta briga de poderosos. As condições de Mogi são extremamente favoráveis para receber o empreendimento, mas se a Cidade continuar dormindo em berço esplêndido, pode acabar sufocada pelos adversários.

Heliponto

O secretário João Chavedar, de Planejamento, está concluindo o levantamento de áreas municipais que poderão abrigar o heliponto municipal, exigido para a presença de um helicóptero "Águia", da PM, na Cidade. Um terreno junto à Rua Júlio Perotti, no Socorro, foi descartado, devido a proximidade com linhas de transmissão de energia.

Boa, Pinhal!

O arquiteto Paulo Pinhal iniciou campanha no Facebook para transformar o antigo prédio da Telefônica, hoje subutilizado, num Museu de Arte de Mogi. A boa ideia ganhou repercussão e apoio imediatos. Afinal, uma Pinacoteca ao lado da Praça Coronel Almeida seria algo para marcar definitivamente a vida cultural da Cidade.

Riscos

O vereador Jean Lopes (PC do B) tem bons motivos para se preocupar com as denúncias de irregularidades envolvendo o seu amigo pessoal e ministro Orlando Silva, dos Esportes, divulgadas pela "Veja". Uma possível queda de Silva, pouco antes do início da campanha eleitoral, pode significar problemas para o partido e também para a Praça da Juventude, obra que o Ministério vem tocando, no Jardim dos Amarais.

Conferência

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Andrade Lapique, anuncia para amanhã, às 9 horas, na Casa dos Conselhos, em Mogi, reunião preparatória para a realização da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. "Necessitamos do envolvimento de todos os atores da sociedade engajados e comprometidos com a política do setor", diz Lapique.

Fonte:O Diário de Mogi