terça-feira, 18 de outubro de 2011

Em obras Nova Casa da Agricultura deverá ficar pronta até junho de 2012

A estimativa inicial é de que os serviços, orçados em R$ 856.756,72, tenham duração de até oito meses
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O imóvel, que no passado pertenceu à antiga cooperativa agrícola, estava abandonado
As obras de reforma e revitalização do antigo prédio da Cooperativa Agrícola de Cotia, na rua Brás Cubas, terão início hoje. Às 11 horas, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e autoridades municipais estarão no imóvel, vizinho ao rio Negro, para a solenidade que marcará oficialmente o início dos trabalhos. As obras há muito tempo são aguardadas por comerciantes do centro comercial da cidade. 
O imóvel, que no passado pertenceu à antiga cooperativa agrícola, estava abandonado, e, segundo populares, servia de abrigo para mendigos e usuários de drogas. Muitos estabelecimentos nas imediações eram invadidos para furto ou atos de vandalismo. A estimativa é de que os serviços, orçados em R$ 856.756,72, tenham duração de oito meses. Com isso, o novo espaço que abrigará a Secretaria Municipal de Agricultura, além de escritórios da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), deve ser entregue até junho de 2012. 
A Fasul, empresa vencedora do processo licitatório realizado pela Prefeitura, é que ficará responsável pelos trabalhos, assim como a instalação do sistema de segurança com cerca e dispositivos de alarme. Ontem, funcionários da empreiteira estiveram no prédio para fazer a capinagem do espaço, entre outros serviços para deixar tudo pronto para a solenidade de hoje. 
Tapumes foram instalados nos arredores do prédio para garantir a vedação total e impedir a entrada de estranhos. O coordenador da Guarda Municipal, Eizo Tsuyama, também esteve no imóvel ontem pela manhã para garantir a segurança os trabalhadores, às vezes, incomodados pelos antigos "moradores" do prédio. "Havia dois casais que costumavam frequentar o imóvel para dormir à noite e, durante o dia, muitos usuários de drogas entravam no espaço. A visita de hoje (ontem) é apenas uma vistoria para garantir a integridade dos trabalhadores que estão limpando o prédio. Mas não houve contratempos", explicou Tsuyama. 
A partir de hoje e até a conclusão da obra, segundo ele, toda segurança do local ficará sob responsabilidade da empreiteira. "Da contratação de um segurança, vigia noturna e até a instalação de cercas e alarmes, no prédio pronto, devem ser feitas pela empresa responsável pelas obras", reforçou. 
Na área de 1.150 metros quadrados, serão realizados serviços para revitalização do piso térreo, superior e exterior. O prédio contará com área administrativa, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, área de exposição, entre outros espaços. 
"Além de reunir todos os atendimentos voltados à área agrícola num só espaço, a Casa da Agricultura dará vida nova ao prédio localizado em pleno centro de Mogi, que estava desativado desde a década de 80 e servia de abrigo para marginais e era alvo de vandalismo", destacou o secretário de Agricultura, Oswaldo Nagao, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social.


O local deverá, ainda, sediar uma feira permanente de produtos agrícolas da cidade, numa espécie de centro de exposições e feira livre, de forma que proporcione maior sensação de segurança aos comerciantes e moradores da área central.




Cati
A transferência da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) para o prédio que será construído pela Prefeitura deve ser concretizada no ano que vem, após a conclusão das obras.
A garantia foi dada pela secretária estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa de Souza Arruda, durante audiência com o prefeito Marco Bertaiolli, na última sexta-feira. De acordo com Eloísa, que é esperada na cidade para a solenidade de hoje, a mudança já foi acertada com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Aliás, a chefe desta pasta, Mônika Bergamaschi, também foi convidada para o evento.


Fonte:Mogi News