sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Moradia Famílias começam a realizar sonho da casa própria

Futuros moradores dos condomínios Azaleia e Orquídea receberão as chaves a partir de 21 deste mês
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prefeito participou do evento, que lotou ontem o Cenforpe. Para ele, é uma missão cumprida
Duzentas e oitenta famílias deixaram o Centro Municipal de Formação Pedagógica de Mogi das Cruzes (Cemforpe) na manhã de ontem sabendo quais blocos e apartamentos ocuparão nos condomínios residenciais Azaleia e Orquídea, na Vila Melchizedec, do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O sorteio das unidades habitacionais foi realizado pela Prefeitura de Mogi e a Caixa Econômica Federal. Estes são os primeiros imóveis entregues por meio do Minha Casa, Minha Vida na Região Metropolitana do Estado São Paulo.


As chaves dos apartamentos começam a ser entregues no próximo dia 21, após a assinatura do contrato com a Caixa. Esse processo deve demorar cerca de uma semana e assim que receberem as chaves, os contemplados poderão fazer a mudança. Em Mogi, a entrega abre a conta de um total de 3.880 unidades habitacionais para entrega até o próximo ano.


Hoje, às 10 e 14 horas, a Prefeitura realiza reuniões no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) de para anunciar quem são os contemplados com as 280 unidades habitacionais dos condomínios Jundiapeba VII e VIII, os próximos com previsão de entrega para o próximo mês.


O sorteio de ontem lotou o auditório do Cemforpe. Nele estavam as famílias com renda de até três salários mínimos que foram retiradas de áreas de risco do Jardim Lair, Itapeti e Oroxó, e de idosos, portadores de necessidades especiais e da demanda geral que realizou o cadastramento no programa federal em 2009.


O gerente regional da Caixa, Edson Macena de Brito, comemorou o final de um trabalho de dois anos. "Nós temos uma parceria verdadeira com a Prefeitura. Me lembro de quando o governo lançou o primeiro Minha Casa, Minha Vida em que saímos atrás de construtoras. Mogi foi o primeiro município da Região Metropolitana a assinar um contrato para as unidades habitacionais e estamos finalizando uma grande etapa", afirmou.


O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) resumiu o evento de ontem como uma missão cumprida. "É um dia muito feliz porque nestas 280 unidades estão contempladas aquelas 100 famílias do Jardim Lair que tivemos que tirar de área de risco. É uma sensação grande de missão cumprida; algo gratificante porque estas pessoas corriam risco de vida. Foi um processo que fiz questão de acompanhar à unha e que, agora, a gente encerra, com a entrega das chaves a partir do dia 21", disse. O gerente regional da Caixa descartou a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) no evento.


A dona de casa Maria Helena Eleutério deu fim a uma espera de anos para poder dizer que tem a "casa própria". Ela foi a primeira de 280 pessoas que na manhã de ontem fizeram a escolha dos apartamentos que vão viver a partir do final deste mês.


A dona de casa vive com a família na Vila Joia e paga, mensalmente, R$ 320 no aluguel. "É uma sensação de felicidade e emoção muito grande. Moro de aluguel e estava muito ansiosa por este dia. Minha hora chegou", afirmou. 
Após a escolha dos apartamentos, as famílias precisam aguardar até o próximo dia 21 para receberem as chaves e em seguida fazer a mudança para os apartamentos. 
Aos 35 anos, Josilaine Pereira também comemorava a conquista de uma unidade habitacional própria. "Não foi rápido, mas estou imensamente feliz com o dia de hoje", disse. Também feliz está a dona de casa Ângela Maria de Oliveira da Silva, que em breve ocupará o apartamento 12 do bloco 5 do Residencial Azaleia. "Fui sorteada por conta do meu filho que tem necessidades especiais. Hoje eu pago R$ 230 de aluguel e já cheguei a pagar R$ 500 por um ano e meio. É um dinheiro que vai sobrar e que fará uma grande diferença para mim, meu marido e meus três filhos", disse.


Fonte:Mogi News