sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Eleições: 2012 Odete se filia ao PR, que ganha força na Câmara

Daniel Carvalho

Odete saiu do PDT
A vereadora Odete Rodrigues Alves Sousa se filiou ao PR e transformou o partido na maior bancada na Câmara Municipal, com quatro representantes. Um a mais que o PSD. 
A parlamentar saiu do PDT após deixar a presidência da sigla. O diretório estadual tomou o comando da mogiana, alegando que a legenda estava "abandonada". Com a justificativa de não estar confortável com a situação, ela entregou a carta de desfiliação e passou a buscar um novo futuro político. 
PP, PPS e PTB apareceram como possíveis alternativas, porém, a convite da presidência do PR, ela optou por integrar a legenda do deputado federal mogiano Valdemar Costa Neto. A vinda da parlamentar não teve consenso. O nome dela sofreu forte resistência, mas o comando municipal "bancou" a filiação. 
Odete terá pela frente uma disputa acirrada com os tradicionais e também os novos republicanos. Nas eleições de 2008, ela se elegeu com 2.646 votos. Caso estivesse no PR na ocasião, seria apenas a sétima mais bem votada, ou seja, sequer ficaria como suplente. Caso queira buscar um novo mandato (o terceiro seguido), terá de aumentar a votação. 
Por outro lado, Odete poderá concretizar no PR um objetivo que busca desde que entrou no Legislativo em 2005: ser presidente da Câmara. Um acordo fechado no início da legislatura estabeleceu que PSDB, DEM e PR fariam um rodízio no comando da Casa de Leis. Em 2012, caso o acordo seja mantido, o PR deverá ocupar a vaga e Odete, se der sequência ao que tem feito até o momento, se colocará como postulante.


Além de Odete, o PR também tirou do PDT o primeiro suplente do partido, Emerson do Posto de Saúde. (C.L.)


Fonte:Mogi News