sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Eleições 2012: Partidos podem ser trocados até hoje

Prazo para a transferência de legendas termina às 17 horas desta sexta-feira em todos os cartórios eleitorais
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Movimento nos cartórios eleitorais em Mogi das Cruzes foi pequeno ontem, mas deve aumentar hoje
A movimentação nos cartórios eleitorais de Mogi das Cruzes foi tranquila durante todo o dia de ontem, porém, a expectativa é de que a situação seja diferente hoje, dia de fechamento da janela de transferência de partidos. 
A um ano das eleições municipais, as principais legendas partidárias da cidade se movimentam para formar times fortes a fim de disputar as 23 vagas na Câmara Municipal e o cargo de chefe do Executivo municipal.


De acordo com o calendário eleitoral, exatamente um ano antes do pleito, todos os partidos que quiserem participar da disputa democrática devem ter obtido registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo é o mesmo para os pré-candidatos. Eles precisam estar com a filiação partidária regularizada e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem concorrer ao mandato eletivo.


Os políticos mogianos escondem o jogo quando o assunto é mudança de legenda. Na reta final para as filiações, a situação em algumas siglas é de puro mistério. Há pré-candidatos que são apresentados como novo filiado em mais de um diretório municipal. As informações são desencontradas e o suspense faz parte do jogo político. 
O passe de "personalidades" que estão sem mandato, mas foram bem votadas em eleições passadas, é bastante disputado. Em Mogi, o troca-troca se intensificou nos últimos dias e, no balanço preliminar, quem mais perdeu foi o Democratas, que viu vereadores, suplentes e o prefeito irem para o PSD.


Até ontem, o quadro era de total indefinição em legendas como o PT do B, da vereadora Emília Rodrigues, que buscava candidatos ao Legislativo; o PDT, agora nas mãos do sindicalista Jorge Carlos de Morais, o Arakém, fragilizado com a saída da vereadora Odete Sousa, que viu uma intervenção estadual tomar a presidência; e o DEM, sem representante municipal após a debandada. 
Já outros partidos só vão definir o quadro de pré-candidatos nos instantes finais, como PSB, PP, PTB e PC do B.


Fonte:Mogi News