terça-feira, 11 de outubro de 2011

Caqui...

Divulgação



Mogi faz jus ao título de "terra do caqui", mas bem que poderia se chamar também a "terra do alface", conforme o resultado do último levantamento divulgado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. A cidade é a primeira no ranking de área com o maior cultivo de caqui e de alface. São 243 mil pés da fruta, 997 hectares de extensão de cultivo da verdura e 336 produtores.


... e alface
Só para se ter uma ideia, a segunda cidade do ranking no Estado de São Paulo, que também se destaca na produção de caqui, é São Miguel Arcanjo, com 132 produtores, 171 mil pés e 132 produtores. 


Dez mais
No quesito produção de alface, o município também está em primeiro lugar no ranking estadual, seguido por Ibiúna, Salesópolis e Suzano. Já quanto à produção de flores, Mogi está entre as dez primeiras no Estado de São Paulo, precisamente, em nono lugar. Os mapas foram elaborados com aplicativos de sistemas de informações geográficas que reúnem as principais culturas do Estado, de acordo com o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agrícola do Estado de São Paulo.

Leilão já
Está cada vez mais difícil para o coordenador do Procon de Mogi, Dori Boucault, manter seu tradicional bigode. Num grande evento da sociedade, em Mogi, na semana passada, o assunto ganhou força.


Recluso
A ideia é promover um leilão do tal "bigode" e toda a arrecadação poderá ser destinada à entidade Trabalho e Apoio ao Deficiente Físico (Tradef), dirigida pela esposa dele, Ieda Boucault. Apesar do forte comentário, Dori já mandou um recado para os apoiadores desta corrente: deverá permanecer por 20 dias trancado em casa até que o tal do bigode raspado volte a crescer novamente.




Diet
A Organização Não Governamental (Ong) Direito, Igualdade e Esclarecimento em DST/Aids e drogas receberá na próxima terça-feira, dia 18, às 9h30, oficialmente, um veículo fruto da emenda parlamentar do vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão. Desde o ano passado, os vereadores da Câmara de Mogi podem apresentar emendas ao Orçamento Municipal, assim como já fazem os deputados estaduais. 


Carro alugado
O veículo já está rodando e ajuda no deslocamento dos profissionais da Ong, que antes usava um carro alugado. A entrega oficial será feita na rua Adriano Pereira, em Jundiapeba, às 9h30. A entidade é subvencionada pela Prefeitura e atende 80 famílias em quatro projetos diferentes: o projeto Casinha, destinado a profissionais do sexo; o Mulher e Comunidade, o terceiro voltado para os adolescentes e o quarto projeto, Vivendo, para portadores do vírus HIV. 
Divulgação



Audiência Pública
Mogi das Cruzes será palco, no próximo dia 24 deste mês, de uma audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Moradores e lideranças representativas da cidade poderão participar do debate, que inclui todo o Alto Tietê, para reivindicar melhorias e benefícios para a região.


Divulgação



Prioridade
As opiniões, reclamações e sugestões poderão ter prioridade no Orçamento do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já enviou à Assembleia Legislativa o orçamento do próximo ano. 




Investimentos
A peça orçamentária é um instrumento importante porque é onde o Estado detalha como pretende investir os recursos dos impostos arrecadados da sociedade. A inclusão de Mogi no roteiro da comissão atendeu a um pedido feito pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS). 




Guarulhos
A audiência será realizada no dia 24 de outubro, às 18 horas. A princípio, a discussão ocorreria em Guarulhos, inclusive, para levar os pleitos do Alto Tietê, mas depois o encontro foi desmembrado. 




Pouca participação
Em anos anteriores, a participação popular ficou aquém do desejado, pelo menos da participação efetiva de representantes do Alto Tietê para fazer valer o seu direito de reivindicar melhorias para a cidade e a região. Para este ano, a expectativa é que a situação seja diferente.




No PP
O estudante Pablo Monteiro, citado pela coluna no último domingo, foi para o PP, o partido do cacique e deputado federal Paulo Maluf, para reorganizar a juventude progressista, e não para o PPS, como saiu publicado. Ele deixou o PR.




Pesquisa
A CS Brasil inovou: está consultando moradores de bairros de Mogi por telefone para saber como avaliam a coleta de lixo e a limpeza pública de ruas. Atendentes muito bem educadores pedem a atenção do morador e pedem que respondam a oito questões. Uma iniciativa interessante.


Fonte:Mogi News