terça-feira, 11 de outubro de 2011

Câmeras Vagões do Expresso terão maior vigilância

Previsão é de que o trem monitorado chegue a Mogi após a modernização das estações de Jundiapeba e Brás Cubas e a construção de viadutos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

CPTM também informou que nove trens estão sendo adquiridos em uma concorrência internacional de R$ 700 milhões para ampliar frota
A partir do segundo semestre de 2012, as composições que atendem a Linha 11 - Coral (Luz - Estudantes) com o serviço Expresso Leste, que está sendo estendido até Suzano, contarão com câmeras de monitoramento no interior dos vagões. A previsão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de que o trem monitorado também chegue a Mogi após a modernização das estações de Jundiapeba e Brás Cubas, além da construção de dois viadutos, que acabariam com o transtorno nas passagens de nível da cidade. A CPTM também pretende iniciar nos próximos meses a licitação dos projetos de reforma das estações que ainda não possuem acessibilidade. 
Atualmente, a Linha 11- Coral está recebendo investimentos para que o Expresso Leste, que hoje circula entre as estações Luz e Guaianases, tenha a viagem estendida até Suzano. Para isso, as estações de Ferraz de Vasconcelos e Suzano estão sendo reconstruídas. As obras preveem reforço no sistema de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente. Além disso, segundo a CPTM, nove trens que estão sendo adquiridos em uma concorrência pública internacional de R$ 700 milhões serão incorporados à frota. As composições contam com câmeras de vigilância em todos os vagões, ar-condicionado, entre outros itens. 
Atualmente, a CPTM realiza 24 viagens do Expresso Leste entre as estações Luz e Estudantes, sem a necessidade de baldeação em Guaianases. A meta é expandir o número de viagens no município, à medida que as estações forem modernizadas com os padrões de acessibilidade, e as passagens de nível forem fechadas a partir da construção de viadutos. Para se ter uma ideia do benefício, em setembro foram transportados 585.381 passageiros, em média, por dia útil na linha em toda a sua extensão (Luz-Guaianases-Estudantes). Em nota, a CPTM informou que a meta é ter todas as estações acessíveis até 2014. Das 89 estações, 36 já são acessíveis e 10 estão em obras, com conclusão prevista até o primeiro semestre de 2013. O objetivo é licitar, nos próximos meses, os projetos das demais estações que ainda não são acessíveis, com expectativa de iniciar parte dessas obras em 2013.


Fonte:Mogi News