sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ampliação: Bertaiolli anuncia serviço odontológico em todos PSFs

Na manhã de ontem, prefeito visitou PSF no Cocuera, o terceiro a contar com dentista
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prefeito visitou PSF do Cocuera e falou da ampliação do serviço odontológico para os mogianos
Até o final do próximo ano, todas as nove unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Mogi das Cruzes vão contar com atendimento odontológico. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante visita ao PSF Cocuera, que desde o último dia 3 oferece este tipo de atendimento para 3.672 pessoas de 1.065 famílias cadastradas. Atualmente, outros dois postos, no Jardim Piatã e no Nove de Julho também oferecem atendimentos com dentistas.


O serviço vai ser prestado para 31.775 pessoas de 8.328 famílias cadastradas no programa quando o projeto de implantação for concluído. Esse é o montante atendido hoje na cidade de acordo com dados da Secretaria de Saúde. Segundo o prefeito, uma das maiores demandas existentes atualmente é o odontológico. 
Todos os dentistas contratados são funcionários do Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim (Cejam), entidade que gerencia os PSFs municipais. O pagamento destes profissionais, no entanto, é feito pela administração municipal.


Mensalmente, o PSF Cocuera possuirá capacidade para realizar 320 pacientes e 960 procedimentos. "Gradativamente vamos implantar o serviço em cada uma das unidades do PSF de Mogi das Cruzes. Como costumo dizer, estamos pegando a saúde da cidade ´à unha´ e o Cocuera tem uma diferença porque é uma área distante e nós temos que aproximar a saúde da população", disse o prefeito. 
O atendimento será prestado tanto para crianças quanto para adultos. "Um serviço aqui vai dar a oportunidade para centenas de crianças de ter uma orientação que não teriam até pela distância daqui com relação ao centro da cidade. Vamos atender com qualidade. Falamos de crianças, pela preferência, por conta da prevenção, mas qualquer integrante dessas 1.065 famílias poderá utilizar o serviço", completou.


Mogi também conta com PSFs em outros seis bairros: Chácara Guanabara, Jardim Aeroporto II, Jardim Lair, Jardim Aeroporto III, Jardim Margarida e Jardim Planalto. O próximo a contar com atendimento odontológico será o do Jardim Aeroporto II. Ainda não há prazo definido.


Ontem, o prefeito de Mogi também falou sobre as obras do novo prédio do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Aeroporto II, que deverão ter concorrência aberta em breve. O plano de Bertaiolli é fazer a entrega da unidade até o final de 2012. Para construir o novo prédio, mais adequado ao atendimento às famílias cadastradas, a Prefeitura desapropriou um terreno localizado ao lado da creche que está sendo construída no bairro (leia mais em reportagem nesta página).


Fonte:Mogi News