quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mogi-Dutra Duplicação no trecho de Arujá sai em 2012

Noemia Alves
Da Reportagem Local
As tão esperadas obras de duplicação da rodovia Mogi-Dutra, no trecho de Arujá, devem começar a sair do papel somente no segundo semestre de 2012. É o que se pode concluir a partir da nota da Assessoria de Imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgada ontem. De acordo com o órgão, vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes, no momento, são finalizados os estudos para duplicação da estrada. O projeto executivo, que determinará o valor da obra e todo ornamento e "desenho" da nova estrada, além da necessidade ou não de desapropriações ou licença ambiental, deverá ser contratado no início de 2012. 
A novidade, segundo o DER, é que além da duplicação, também serão realizados serviços para a implantação de três dispositivos em desnível, que podem ser viadutos, nos km 32 (entroncamento com a SP 056, a Mogi-Santa Isabel), km 32,4, km 34,6 e km 38,4. 
Considerada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) prioritária em relação à intervenção na rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), a duplicação do trecho da Arujá da Mogi-Dutra faz parte de um novo projeto do DER e é uma antiga reivindicação dos moradores do Alto Tietê. Desde janeiro de 2005, quando a Mogi-Dutra duplicada foi reinaugurada, usuários pedem a obra no trecho de Arujá. 
Outro ponto positivo que deve resultar da obra é a redução de acidentes. No trecho entregue em 2005, a queda chegou a 31,4% na comparação entre os anos de 2004 (com pista simples) e 2010.


Antes da Mogi-Dutra, o governo do Estado irá duplicar a Mogi-Guararema. O edital de licitação para contratação das obras de melhorias na via que liga deve ser publicado até o fim deste mês. O investimento pode passar de R$ 48 milhões. O projeto prevê recapeamento da pista, pavimentação de acostamentos, correção de curvas nos quilômetros 73,3 e 75,9 e faixas adicionais.


Fonte:Mogi News