terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fora de hora Prefeitura promete mais rigor em fiscalização

Caminhões não estão respeitando horário para carregar ou deixar produtos no centro da cidade; Prefeitura promete pegar no pé para coibir infrações
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Caminhões desrespeitam horário para carga e descarga. Com isso, ruas do centro, que são estreitas, ficam ainda mais complicadas
Do início do ano até agora, 158 multas foram aplicadas aos motoristas que excederam o horário permitido para realizar carga e descarga de produtos na região central da cidade. As ruas onde foram registradas as infrações são: Barão de Jaceguai, Doutor Ricardo Vilela, Professor Flaviano de Melo, José Bonifácio e praça Francisco Ribeiro Nogueira. O secretário de Transportes Carlo Nakaharada disse ontem que a fiscalização para inibir a presença dos caminhões em horário não permitido será reforçada. 
O Mogi News percorreu algumas vias do centro de Mogi e constatou que vários motoristas desrespeitam a legislação que proíbe carga e descarga depois do horário estabelecido. Esse serviço pode ser realizado entre 22 horas e 10 horas. O tráfego de veículos pesados pelas ruas centrais também não é permitido após esse horário. No entanto, ontem, às 10h50, ao redor do Mercado Municipal, um caminhão fazia a descarga de mercadorias tranquilamente. O mesmo ocorreu às 11h15 em frente a um açougue na praça Francisco Ribeiro Nogueira.


Os pedestres, motoristas e comerciantes reclamam da excessiva quantidade de caminhões nas vias do centro. "Atrapalha, pois temos de passar pelas calçadas que já são estreitas. É difícil ainda atravessar com a quantidade de caminhões estacionados", afirmou a aposentada Aparecida de Camilo, de 53 anos.


A líder de departamento Rita Mariane Alves Rocha, de 22, contou que para os motoristas a situação é pior. 
"Eles ficam estacionados e atrapalham a passagem de outros veículos. As ruas do centro não são largas e isso acaba prejudicando o trânsito", destacou. O comerciante Marco Antônio Guimarães, 40, que possui um comércio na rua Professor Flaviano de Melo, contou que o desrespeito é frequente. 
"Os caminhões ficam estacionados além do horário permitido no Mercadão. De vez em quando, eles ficam desse lado da rua e atrapalham o trânsito", acrescentou.


Nakaharada esclareceu que não existe um projeto para transferir o horário de carga e descarga para o período noturno ou madrugada. "Vamos intensificar a fiscalização. Ainda não há a necessidade de mudar esse horário. Há condições de fazer a descarga até as 10 horas sem grande prejuízo à fluidez do trânsito", declarou. Ele informou que o valor da multa para essa infração é de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. 
A fiscalização na região central é realizada pelos agentes de trânsito com o auxílio da Polícia Militar. "Os caminhões também não podem circular por essa região depois das 10 horas. As ruas do centro são estreitas e esse tráfego prejudica o trânsito", destacou.


Fonte:Mogi News