terça-feira, 6 de setembro de 2011

Boca no trombone:

                                                                    Marilei Schiavi


Quem não está no facebook está por fora. Tá todo mundo aderindo à onda da maior rede social do mundo. E novidade: o Orkut perdeu seu reinado no Brasil também. Pela primeira vez o Facebook fechou um mês na frente da rede social do Google em número de usuários. O serviço de Mark Zuckerberg - que já virou filme de sucesso - terminou agosto com 30 milhões de usuários no Brasil.


Para o Orkut, é o fim de uma liderança de mais de sete anos. Desde que foi lançado e se popularizou, em 2004, nunca foi ameaçado aqui no Brasil. Sempre foi usado por cerca de 70% dos internautas, de todas as faixas etárias. Mais do que tudo: a vitória do Facebook é histórica por desfazer um mito: o Brasil parecia ter uma relação com o Orkut tão forte que, ao contrário do resto do mundo, outra rede social, no caso, o Facebook, não conseguiria quebrar. 
Aliás, "A Rede Social" é um daqueles filmes que chegam a ser assustadores por serem capazes de captar com tanta sagacidade o momento em que vivemos. Daqui a alguns anos, quando outras obras se debruçarem novamente sobre esse período, provavelmente o retratarão com senso mais crítico - mas sem o frescor e a confusão de levar para a tela a vida do lado de fora do cinema naquele momento.


Um nerd sem habilidades sociais, mas querendo se tornar descolado. Um par de gêmeos mauricinhos com dinheiro e ideias, mas não espertos o bastante para executá-las. Um brasileiro estudando em Havard com mau gosto para roupas e movido pelo eterno impulso de satisfazer o pai. Bem-vindo à era das relações de mentirinha de "A Rede Social", em que as emoções e expressões estão a um toque de distância. O Facebook, hoje, é a maior rede social do mundo. Sua liderança foi conquistada país a país, derrubando as redes sociais líderes. A Europa quase inteira é do Facebook. Países da África, Oceania, do Oriente Médio. A América inteira escolheu o Facebook. Quer dizer, até agora, menos o Brasil. E a Ásia, bem, essa continua com as redes locais, fortes por lá.


Se você chega no exterior e diz que está no Orkut, ninguém saberá. E você acaba entrando no Facebook para manter contato com quem você conheceu em viagens. E convida seus amigos brasileiros, que convidam outros amigos. 
Enquanto em abril o Orkut estava estagnado, o Facebook já mostrava grande força: 159% mais usuários em um ano.No fim de julho, pesquisa apontava que o Facebook já tinha 70% dos usuários do Orkut. Para o Orkut, a perda da liderança no Brasil deixa um rastro de incertezas. A Índia, outro país em que era historicamente líder, passou a preferir o Facebook.


Quando o Google lançou neste ano sua nova rede social, o Google+, fez questão de afirmar que o Orkut não iria acabar. Agora, resta saber: quem vai usar?


Fonte:Mogi News