terça-feira, 9 de agosto de 2011

O dia em que um trio elétrico invadiu a Entrada dos Palmitos


Numa entrevista concedida no último final de semana à Folha, pelos seus 60 anos de carreira e 86 anos de vida, a cantora e folclorista Inezita Barroso, apresentadora do "Viola, Minha Viola", na TV Cultura, falou de sua devoção à tradição caipira e à cultura da música sertaneja de raiz. Inezita é visceralmente contrária à eletrificação das duplas caipiras e cobra, em seu programa, a manutenção da tradicional composição de viola, violão e sanfona para os artistas que lá se apresentam. Pois em sua defesa exacerbada das tradições regionais, Inezita Barroso citou que a "pior coisa" que ela já viu "foi um trio elétrico invadindo uma procissão da Festa do Divino, em Mogi das Cruzes [interior de São Paulo]." A declaração de Inezita causou surpresa em muita gente da Cidade, que sequer conhecia tal fato. E não é que a octogenária senhora tinha razão? Uma rápida consulta ao professor Josemir Ferraz de Campos joga luz sobre o episódio. Professora da UMC, no final da década de 80 e início de 90, Inezita chegou a participar ativamente da Festa do Divino na Cidade. Pois foi no ano de 1990, quando Josemir foi festeiro, que no final da Entrada dos Palmitos, a procissão sofreu realmente a "invasão" de um trio elétrico, mas que nada tinha a ver com a organização do evento. O tal trio elétrico pertencia, na verdade, ao então deputado Antonio Carlos Mendonça, o "Toninho da Pamonha", que, sem qualquer autorização, ingressou, por conta própria, no final do cortejo, tocando música sertaneja a todo volume. O fato ocorreu, segundo Josemir, numa época em que não havia o mesmo controle de hoje sobre a procissão. E até chegou a provocar reações iradas dos festeiros e demais participantes da Festa. O historiador Jurandyr Ferraz de Campos divulgou uma nota oficial condenando a intromissão. Hoje, a organização da Festa é suficientemente eficiente a ponto de impedir tais surpresas nem um pouco agradáveis.
Candidaturas
Há novos candidatos a prefeito na oposição a Jorge Abissamra (PSB), em Ferraz de Vasconcelos. Além do vereador Acyr Filló (DEM), no último final de semana foi lançada a candidatura do ex-prefeito José Carlos Chacon, o "Zé Biruta" (PPS). Com a barba um pouco mais grisalha e seu indefectível chapéu de cowboy, "Biruta" sonha com a volta à Prefeitura. Por lá, ainda existe a expectativa da mudança para Ferraz de Elói Pietá, de Guarulhos, e sua possível candidatura a prefeito pelo PT.

Promessa
Em artigo publicado na mais recente edição da revista "Profissionais em Foco", da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi, o vereador Jolindo Rennó (PSDB) diz que está preparando a "Lei do Polo Gerador", por meio da qual, os grandes empreendedores da Cidade passarão a ter participação obrigatória na solução de problemas advindos de suas obras, como no trânsito, saneamento, etc. A proposta será encaminhada, em breve, à Prefeitura.

Alerta
Três intrigantes cartazes chamam a atenção de quem visita o pequeno templo religioso localizado no interior do prédio da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Em cada um deles, o aviso: "Não dormir nos bancos da Capela". Não há detalhes que possam especificar a quem ele se destina.

Entregas
A partir de agora, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) pretende realizar a entrega de 280 apartamentos a cada mês para os inscritos nos planos habitacionais para pessoas de baixa renda da Cidade. Ao todo serão entregues cerca de 3 mil novas unidades, munição garantida até quase o final do próximo ano.

Fonte:O Diário de Mogi