terça-feira, 9 de agosto de 2011

Novo partido: PSD tem dificuldades para validar assinaturas


Na região, a meta é autenticar 20 mil nomes para a formação do novo partido, mas apenas 15 mil foram registrados pelos cartórios eleitorais
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Segundo o partido, mais de 20 mil assinaturas foram entregues, mas nem 1/3 foi checado pelo cartório
Com quase 15 mil assinaturas validadas na região do Alto Tietê e Vale do Paraíba, o Partido Social Democrático (PSD) tem encontrado dificuldades na autenticação de nomes favoráveis à criação da nova legenda. Muitos empecilhos têm prejudicado a meta de alcançar cerca de 50 mil apoiadores somente nas duas regiões.


Entre os problemas encontrados estão: a exigência da entrega da lista de assinaturas em ordem alfabética - como determinou o juiz eleitoral de Ferraz de Vasconcelos, problemas no reconhecimento do presidente do Diretório Municipal - registrado em Arujá, e um magistrado de Itaquaquecetuba solicitou que os nomes fossem entregues em listas separadas por cartórios eleitorais. Outra questão apontada como entrave é a demora para a apreciação. 
O prazo legal determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de 15 dias após o recebimento, porém, o período de análise já foi ultrapassado em diversas cidades, como Mogi das Cruzes. Segundo o partido, mais de 20 mil assinaturas foram entregues, mas nem mesmo 1/3 deste número foi checado. 
Responsável pela 287ª zona eleitoral de Mogi das Cruzes, Fernanda Teixeira confirmou a dificuldade em validar os apoios. "São poucos funcionários e uma grande demanda de serviços. Não tenho nem mesmo um balanço parcial, porque diariamente chegam listas", descreveu. A validação é confirmada após a verificação se os dados apresentados na lista estão de acordo com o título de eleitor ou a assinatura feita nos livros dos mesários nas eleições de 2011.


De acordo com o coordenador da campanha de coleta, Nobuo Aoki Xiol, os problemas já foram sanados. "Mesmo com as dificuldades, vamos atingir e talvez ultrapassar a meta determinada", disse. A diretoria nacional do PSD estabeleceu a primeira quinzena de setembro como prazo-limite para a confirmação das 491 mil assinaturas que darão direito a criação do novo partido. 
A legenda criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deve registrar a sigla no TSE até o fim de agosto. A expectativa é que o novo partido consiga 1,2 milhão de assinaturas, mais que o dobro do necessário para dar entrada no registro. 
Contudo, o Ministério Público Eleitoral de São Paulo pode atrapalhar os planos. Na tarde do dia 5 deste mês, os promotores pediram a impugnação da criação do PSD. De acordo com o processo há indícios de duplicidade na contagem de assinaturas.


Fonte:Mogi News