terça-feira, 9 de agosto de 2011

Agricultura tem nova investigação



APOIO A presidente Dilma, que já havia defendido Rossi, voltou a dizer que confia em seu ministro


BRASÍLIA
Apesar do apoio da presidente Dilma Rousseff e do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, a Controladoria-Geral da União (CGU) recolheu ontem computadores do ministério e abriu uma nova investigação para apurar as denúncias de tráfico de influência e corrupção na Pasta.


Na semana passada, uma comissão disciplinar já havia sido instaurada para apurar as responsabilidades administrativas para apurar as notícias de pagamento indevido da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) a uma empresa goiana da área de silos. O responsável pela liberação do pagamento foi Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Demitido, Jucá Neto acusou o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, de corrupção.


A presidente Dilma Rousseff, que havia defendido Rossi no domingo, por intermédio de uma declaração da Secretaria de Imprensa, voltou a dizer que confia em seu ministro da Agricultura. "Não há razão para ter qualquer questão em relação ao ministro Wagner Rossi", disse Dilma a jornalistas, logo depois de uma recepção ao primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.


E o ministro Gilberto Carvalho, que tentou manter Luiz Antonio Pagot à frente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e não conseguiu, reiterou o apoio da presidente Dilma ao ministro da Agricultura. Ele afastou a possibilidade de demissão do ministro do PMDB, que é apadrinhado pelo vice-presidente Michel Temer.


Com as declarações de apoio, apesar da devassa nos computadores da Agricultura realizada por um órgão afinado com o Planalto, Dilma pretende estancar a crise, preservando o PMDB de ações mais drásticas como a imposta ao PR, partido menor que fazia parte do condomínio de poder até virar alvo da "faxina" ordenada pela presidente.


Carvalho disse que conversou ontem com Rossi e relatou que o ministro da Agricultura está "sereno" e "tranquilo".


Fonte:O Diário de Mogi