terça-feira, 19 de julho de 2011

Travessia perigosa: Vereadores querem fechar passagem em Brás Cubas para evitar acidentes

Proposta dos vereadores Expedito Tobias e Carlos Evaristo é de de que veículos passem a usar o viaduto
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Expedito Tobias
Depois de acidente, vereadores buscam solução para passagem de nível, que tem grande movimento principalmente durante a semana
Os vereadores Expedito Ubiratan Tobias (PR) e Carlos Evaristo da Silva (DEM) querem o fechamento da passagem de nível localizada entre as avenidas Valentina Mello Freire Borenstein e Governador Adhemar de Barros, no distrito de Brás Cubas. A sugestão foi dada por eles ontem durante vistoria que fizeram no local. 
Depois do acidente que aconteceu na passagem há cerca de duas semanas, quando um trem bateu em um carro, a solução, segundo os vereadores, seria inutilizar a passagem e os veículos utilizariam o viaduto Argeu Batalha. Quanto aos pedestres, Tobias, que também é presidente da Comissão de Transportes e Segurança da Câmara, explicou que eles continuariam utilizando a passagem de nível, só que por meio de uma passarela. 
"A ideia será proposta em uma reunião que iremos marcar essa semana com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com a Prefeitura. Seria uma forma para evitarmos acidentes e, para os pedestres, que continuariam utilizando a passagem, seria uma forma segura de passar no local que hoje tem um trânsito muito intenso", disse Tobias. 
Dentro dessa proposta de inutilizar a passagem de nível em Brás Cubas para carros, também será sugerido que nas outras passagens de nível da cidade sejam colocados semáforos pouco antes das cancelas. De acordo com os vereadores, os motoristas respeitam mais os semáforos do que os sinais luminosos e sonoros das cancelas acionados quando o trem está próximo. 
Outros problemas na cancela de Brás Cubas não foram encontrados. O portão que apresentou defeitos técnicos ao ser acionado pelos guardas civis municipais foi consertado. Na ocasião do acidente, um dos portões não teria fechado e o carro avançou e acabou sendo atingido pelo trem. Foi esse acidente que motivou a vistoria dos vereadores à passagem de nível ontem.




Outras soluções
Na vistoria realizada pelos vereadores, a cancela da Vila Industrial, que fica entre as avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Governador Adhemar de Barros, também foi fiscalizada. Nessa passagem de nível, os vereadores irão solicitar à CPTM que haja uma intervenção no muro da linha férrea, recuando ele cerca de 50 metros. 
"Alguns veículos que vem da avenida Governador Adhemar de Barros não têm muita visibilidade. Os motoristas não conseguem enxergar a cancela fechada e acabam batendo no portão", afirmou o vereador Carlos Evaristo da Silva.


Fonte: Mogi News