terça-feira, 19 de julho de 2011

Campanha está próxima da meta


APOIO Araújo discursa em entrega de cobertores à Mara Bertaiolli; presença de moradores de rua volta a gerar transtornos no Bom Jesus


Renato de Almeida


A Campanha do Agasalho 2011 de Mogi das Cruzes já está próxima de alcançar a marca de 200 mil peças recebidas, sendo que a meta é chegar a 225 mil até o próximo dia 8, quando será encerrada a ação. As informações são da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, entidade que realiza a campanha, Mara Bertaiolli. Na tarde de ontem, ela recebeu da Câmara 1,2 mil cobertores, arrecadados pelo Legislativo junto a 28 empresas da Cidade.


"Em breve, iremos alcançar nossa meta. Acredito que o frio que tem feito nas últimas semanas até incentivou as pessoas a colaborarem, pois elas lembram que há gente precisando desta ajuda", avalia Mara, que também elogiou a iniciativa da Câmara, bem como a participação do setor privado. "Muitas empresas têm aderido à Campanha porque sabem da seriedade do nosso trabalho", observa.


Além de já disponibilizar caixas da campanha para a coleta de roupas em seu prédio, a Câmara iniciou, no ano passado, a arrecadação de cobertores, conforme explica o presidente do Legislativo, vereador Mauro Araújo (sem partido). "Começamos esta coleta de cobertores em 2010, repetimos neste ano e ela já está se tornando uma tradição. Ainda temos outras empresas parceiras que deverão dar sua ajuda até o final do mês. Porém, como há tanta gente precisando, não há motivo para ficarmos segurando estas doações que já recebemos", diz o parlamentar. A expectativa é de que, até o fim da campanha, os vereadores cheguem ao número de 1,5 mil doações.


Assim como as peças de roupa, os cobertores arrecadados pela Câmara serão encaminhados a pessoas atendidas por cerca de 300 entidades assistenciais conveniadas à Administração Municipal.




Moradores de rua


Diante de reclamações sobre moradores de rua no Município, Mara explicou a função do Fundo Social neste atendimento. Nós damos apoio às entidades que abrigam estas pessoas, com cestas básicas, remédios e roupas".


Ontem, 11 pessoas amanheceram no Largo Bom Jesus, no Centro. Segundo comerciantes do local, é frequente a presença destas pessoas, o que estaria causando incômodo a eles e aos fregueses.


De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Maria Marinês Mazaro Piva, todos os dias sobram vagas nos albergues mogianos. "Não podemos obrigá-los a irem para um abrigo", justifica.


Diariamente, uma equipe da Prefeitura, composta por quatro agentes sociais e um assistente, realiza pela Cidade o trabalho de abordagem dos moradores de rua, das 7 às 10 horas, e das 19 às 22 horas. No inverno, estes horários são estendidos.


Fonte:O Diário de Mogi