domingo, 10 de julho de 2011

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (VII)


O arquiteto Paulo Sérgio Pinhal escreve para contar a história por ele testemunhada no gabinete de Waldemar Costa Filho, já na década de 80: "Em um determinado dia da semana, ele atendia à população. Entravam de seis em seis pessoas e, na frente de todos, ele perguntava o que cada um queria. Era a forma de evitar que pedissem coisas que a lei proibia. Estava eu lá, entre os seis e o vereador da época, Edson Camillo, que tinha a missão de defender uma senhora aposentada, dona de uma única propriedade de esquina e que não tinha recursos para pagar o asfalto comunitário. O vereador usou todos os argumentos chamando para o bom senso do prefeito, mostrando documentos e articulando as dificuldades para o tal pagamento, quando o prefeito Waldemar, cortando o vereador, disparou:


‘Vereador, se a pessoa está precisando, por que o senhor mesmo não paga do seu bolso!?’.


‘Mas prefeito, eu não tenho esse dinheiro para pagar’, retrucou o vereador.


‘Não se preocupe vereador, eu lhe empresto o dinheiro e depois você me paga.’


Assistimos àquela cena e, com certeza, metade dos que lá estavam esperando desistiu de pedir alguma coisa a mais. Já o vereador saiu frustrado por não ter conseguido solucionar o problema da aposentada. Até hoje não sei se foi jogo de cena, ou se de fato a senhora aposentada pagou pelo asfalto", relembra Pinhal.


Negócios – 1


O megaempresário Fumio Horii irá transformar em dois condomínios horizontais o terreno com 7.200 m², de sua propriedade, localizado entre as ruas Francisco Assis Monteiro de Castro e De Colores, na Vila Oliveira. O amplo espaço abriga a casa onde já moraram o ex-prefeito Manoel Bezerra de Melo e o deputado federal Valdemar Costa Neto, além do próprio Horii.


Negócios – 2


Um dos condomínios, de elevado padrão, terá seis unidades de 350 m² cada uma e o outro terá 20, com 150 m² cada. Serão casas de excelente qualidade e, dentro dos próximos dias, já será possível saber quem irá executar a obra, mas já se sabe que as vendas ficarão por conta da Andreucci Imóveis, já que o corretor Roberto Escobar é pessoa de confiança do empresário.


Mogilar


Enquanto permanecem engavetados na Prefeitura de Mogi dois projetos elaborados por moradores do Mogilar para drenagem de córregos que passam pelas Ruas Casarejos e Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, o Município continua arcando com custos das constantes manutenção das ruas afetadas pela umidade dos cursos de água. "Ela não permite a fixação asfáltica e a via fica cheia de relevos e retalhada de reparos, não suportando o tráfego de caminhões e ônibus", afirma o líder comunitário José Arraes.


Dnit


Em meio a toda polêmica provocada pelas denúncias envolvendo órgãos ligados ao Ministério dos Transportes, um outro mogiano tem sido personagem de reportagens de jornais brasilienses. O ex-presidente do União FC, Frederico Augusto de Oliveira Dias, o Fred, que ganhou status de assessor de Controle Processual do Dnit, mesmo não constando no organograma funcional do órgão, foi indicado pelo deputado Costa Neto para selecionar contratos e convênios e encaminhar processos ao diretor geral, a quem é ligado. Virou figura importante na estratégia de ação do PR junto ao Ministério.


Fonte:O Diário de Mogi