domingo, 10 de julho de 2011

ACIDENTE: Trem da CPTM bate após falha em cancela

Motorista e passageiro ficaram gravemente feridos após composição atingir o veículo que trafegava pela passagem de nível em Brás Cubas
Leandro Dilon
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

O Fox que era conduzido por Genário Pereira Paches ficou destruído com a colisão
Um acidente envolvendo uma composição da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM) e um carro de passeio terminou com dois homens gravemente feridos na madrugada de ontem no distrito de Brás Cubas. De acordo com relatos de testemunhas à polícia, por volta da meia-noite e meia, um Fox vermelho, de placas DXE 5076, trafegava pela avenida Valentina Mello Freire Borenstein. O motorista percebeu que a cancela da passagem entre os trilhos estava aberta e seguiu com o carro. No entanto, uma composição que vinha da Estação Brás Cubas no sentido centro de Mogi também atravessou a passagem de nível e acertou em cheio o automóvel. Genário Pereira Paches, de 34 anos, e André Luiz Tavares, de 28, que estavam o automóvel, sofreram vários ferimentos, tendo de ser socorridos ao hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar. Uma terceira pessoa que também estava no carro não sofreu ferimentos. 
Nenhum passageiro do trem ficou ferido e a composição não foi danificada. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Mogi como lesão corporal. 
Segundo apurou o Mogi News, estava não é a primeira vez que a cancela da passagem da CPTM apresenta problemas técnicos. Aliás, no ano passado, foram feitas matérias de atropelamentos naquela região. 






Falha
Ao Mogi News, Assessoria de Imprensa da CPTM garantiu que a cancela estava funcionando e deixou implícita a possibilidade de falha humana alegando que "quem opera o equipamento é um funcionário (guarda municipal) da Prefeitura. O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, por sua vez descartou essa hipótese. "Fizemos uma avaliação preliminar que comprova falha técnica. Ao sair da estação de Brás Cubas em direção a Mogi o sinal luminoso e sonoro é emitido, antes da cancela deve funcionar. Entretanto, a cancela continuou aberta. Os dois guardas que estavam no local tentaram mover manualmente a cancela manual, mas não houve tempo hábil". 


Hospital 
Até o fechamento desta edição, o estado de saúde de André Luiz Tavares era considerado gravíssimo. Ele sofrera traumatismo craniano e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Já Genário Pereira Paches estava estável.


Fonte:Mogi News