quinta-feira, 9 de junho de 2011

Infovia’ levará internet às escolas

TECNOLOGIA Nova Sala de Situação da Central Integrada de Emergências Públicas foi inaugurada ontem


SABRINA PACCA



O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) afirmou, ontem, durante a inauguração da nova Sala de Situação da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que Mogi das Cruzes possui, agora, uma "infovia", ou seja, 110 quilômetros de cabos de fibra ótica, responsáveis pela transmissão de imagens captadas pelas 283 câmeras de monitoramento espalhadas pelas ruas da Cidade e em prédios públicos. Com essa mesma rede integrada de fibra ótica, a Prefeitura, segundo o democrata, poderá implantar Internet em todas as escolas e postos de saúde e, inclusive, se necessário, utilizá-la como fonte para linhas telefônicas próprias do Executivo.


"Podemos, por exemplo, fazer a instalação de toda a telecomunicação interna da Prefeitura por essa "infovia". É fantástico. E é claro que sua utilização principal, que é para nos dar uma maior sensação de segurança e de coibir mesmo as ações de vandalismo e os crimes, já é boa por si só. Tudo isso não seria possível sem outras ações anteriores, como as trocas das 10 mil lâmpadas que fizemos, por outras mais econômicas e que iluminam melhor", explicou o prefeito.


O saguão principal da Prefeitura ficou lotado para a apresentação da nova Sala de Situação que funciona 24 horas por dia e é operada pela Guarda Municipal. Para a ampliação da Ciemp, a Prefeitura fez um investimento de quase R$ 2 milhões em câmeras e estrutura física. Os equipamentos de monitoramento, que são móveis, ou seja, ficam nas vias públicas, aumentaram de 32 para 77 e as câmeras fixas saltaram de 96 para 206, totalizando 283 novos equipamentos.


Além da maior quantidade, as câmeras ainda têm qualidade muito superior porque são digitais. Com isso, as imagens são muito mais nítidas, mesmo que se precise aproximá-la através de zoom. Durante a apresentação do sistema, o secretário municipal de Segurança Pública, Eli Nepomuceno, mostrou aos presentes - comerciantes, vereadores, policiais, líderes de bairro e funcionários públicos - uma câmera em tempo real, em Braz Cubas. O prefeito pediu para que ele desse um zoom na placa de um veículo que estava bastante distante e, mesmo assim, a imagem ficou nítida. "É a vantagem dos equipamentos digitais. Também levamos vantagem com relação ao armazenamento dessas imagens porque são mais leves e podem ser facilmente guardadas em arquivos, diferentemente do que tínhamos, até então", comentou o secretário.


Ele mostrou, ainda, alguns flagrantes de atos criminosos e de vandalismo captados pelas câmeras de monitoramento. Um deles chamou bastante atenção do público e ainda arrancou gargalhadas. De madrugada, um homem foi pego furtando uma residência, a pé. Ele foi filmado levando uma máquina de lavar roupas nos braços, pelo meio da rua. Em outra situação, a Ciemp registrou o flagrante de um roubo. A vítima estava sentada no ponto de ônibus, quando dois jovens apareceram e, usando de violência física, levaram dinheiro e pertences. Em ambas as situações, a Polícia Militar foi avisada e acabou prendendo os ladrões.


"É importantíssima essa integração entre a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal, e a Polícia Militar. Sem dúvida nenhuma, a Ciemp e, ainda mais agora, com sua ampliação, contribui para a queda dos índices criminais e para o aumento da sensação de segurança", afirmou o comandante do CPAM/12, coronel Antonio Carlos Imperatriz, que prestigiou o evento.


Por fim, após nas apresentações em telões, o prefeito convidou o público para conhecer de perto a Central. Entretanto, por um problema técnico, o sistema ficou fora do ar, só retornando poucos minutos antes das 21 horas. "É que sobrecarregou porque estávamos mostrando em tempo real aqui para os convidados e como é um sistema pesado, demora para ser religado" , justificou Bertaiolli.


Fonte:O Diário de Mogi