quinta-feira, 9 de junho de 2011

eletrônico: Prontuário será implantado este ano

Maurício Sumiya





Cusatis: Vera deveria saber
O prontuário eletrônico do paciente estará à disposição de médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde até o fim deste ano. A implantação dos dados é a segunda etapa do Sistema Integrando de Saúde (SIS) de Mogi das Cruzes, que teve início no começo de abril. Entre julho e agosto, a equipe médica da Prefeitura passará por treinamento para usar a ferramenta. 
O balanço foi feito no fim da tarde de ontem pelo secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis. A coletiva foi concedida para responder às denúncias feitas pela vereadora Vera Rainho (PR), durante sessão na Câmara Municipal na terça-feira. Segundo a parlamentar, que é médica e atende em dois postos de saúde da cidade, além de presidir a Comissão Permanente de Saúde do Legislativo, o SIS ainda não estaria funcionando. 
"A implantação será feita em etapas", explicou Cusatis. "A própria vereadora passou por um treinamento nos dias 2 e 3 de abril e deveria ter conhecimento de que o histórico dos pacientes, por ela mencionado, estará à disposição em breve. Estamos na etapa de produtividade, quando todas as consultas realizadas no dia são inseridas no programa e, com isso, é possível identificar se o paciente passou por mais de uma unidade de saúde e, ainda, quanto tempo ele ficou aguardando até ser atendido", explicou. 
O tema também foi amplamente debatido durante a sessão de ontem na Câmara. A maioria dos vereadores criticou a parlamentar. Vera justificou o posicionamento do dia anterior. "Só falei que neste momento ele não está integrado".


Até o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) comentou o caso. "Ela deve ter confundido prontuário eletrônico com o SIS", disse.


Fonte:Mogi News