sábado, 30 de abril de 2011

transporte ferroviário Boy: "Licitação para construção de viadutos termina na próxima semana"

transporte ferroviário
Boy: "Licitação para construção de viadutos termina na próxima semana"
Deputado federal mogiano disse que a licitação foi encerrada e que deve liberar a obra nos próximos dez dias
Marcelo Pascotto
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Deputado mogiano garantinu ontem durante evento em Arujá que trará a liberação do projeto dos viadutos nos próximos dias e estima que a obra seja iniciada em um mês
O deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR), o Boy, disse ontem em uma solenidade na cidade vizinha de Arujá que o encerramento do processo de licitação para construção dos viadutos na avenida Cavalheiro Nami Jafet e em Jundiapeba deverão acontecer na próxima semana. Segundo o parlamentar, a licitação já foi encerrada e faltava apenas um parecer jurídico antes de começar a obra.
Costa Neto disse, ainda, que pretende trazer a liberação da obra nos próximos dez dias, no máximo. "Está demorando demais. As obras devem começar em 30 dias", reclamou. Segundo ele, em Jundiapeba não será necessário fazer desapropriação de área, ao contrário da construção do viaduto sobre a Nami Jafet. "Não tenho informações de quantas desapropriações serão necessárias no total e dos valores porque ainda não conversei com o (prefeito Marco Aurélio) Bertaiolli sobre isso. Sei apenas que teremos de gastar e não será pouco", ressaltou.
O viaduto da Nami Jafet ligará a avenida à rua Flaviano de Melo e terá 304 metros de extensão. Em Jundiapeba, a ligação será da rua Kátia Ribeiro de Oliveira à Guilherme George com extensão de 290 metros.
A empresa Construbase Engenharia Ltda. foi declarada vencedora do processo licitatório porque apresentou um valor de R$ 46.922.950,73, ou seja, 15,9% inferior ao orçado pelo próprio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para fazer o serviço que era de R$ 55.795.377,86. No entanto, o DNIT, órgão do Ministério dos Transportes, recebeu um recurso e pedido de impugnação do resultado final feito pelo consórcio SPA/Tejofran/Convap, segundo colocado no certame, que contestou os valores apresentados para o pagamento dos funcionários da vencedora, que não estava de acordo com o piso da categoria, exigência que constava no edital da obra. Com isso, a Comissão Permanente de Licitações do DNIT recomendou provimento ao recurso e a desclassificação da Construbase.
A reportagem do Mogi News entrou em contato com o DNIT, que não informou a nova vencedora do certame. Conforme anteriormente informou a Assessoria de Imprensa do órgão, a licitação continua levando em consideração o provimento do recurso. A comissão vai verificar as propostas apresentadas pelos outros participantes e depois divulgar o novo vencedor para, posteriormente, a homologação do resultado, que será publicado no Diário Oficial da União (DOU).
A expectativa é de que a obra seja concluída em 300 dias, data contada a partir da assinatura do contrato. Os viadutos são considerados essenciais para o deslocamento do trânsito, hoje, concentrado na rodovia Henrique Eroles (SP-66) e para por fim à passagem de nível, que constantemente é criticada pela população. (colaborou Vivian Turcato)


Fonte:Mogi News