terça-feira, 19 de abril de 2011

Fusão a frio

Divulgação


Fusão a frio
A Imprensa nacional vem noticiando negociações para que haja a fusão do que restar do DEM com o PSDB. O DEM deve sofrer, em breve, uma enorme defecção com a saída de nomes de proa, como o prefeito da capital, Gilberto Kassab, o prefeito Marco Bertaiolli e o deputado federal Junji Abe, que, ao lado de bases no País inteiro, vão para o PSD. Em suma: o DEM poderá deixar de existir para incorporar seus sobreviventes ao tucanato, em todos os níveis de poder.


Em extinção
Em Mogi, no entanto, o DEM deixará de existir quase que como um todo. Com a saída de Bertaiolli e de seus três vereadores (Pastor Carlos Evaristo, Nabil Safiti e Protássio Nogueira) não restará pedra sobre pedra daquela legenda que foi comandada por Junji até 1999 e, depois, colocou-se estrategicamente como linha auxiliar do poder mogiano, sob a presidência de João Gilberto Moro, até chegar, finalmente, ao poder, em 2009, com Bertaiolli.




Estevam dentro
Na região, no entanto, fundido ao PSDB, o DEM emprestará ao tucanato a força política do deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira, que deverá ser, em 2012, o candidato tucano à Prefeitura de Suzano. Até lá, Estevam continuará compondo a linha de frente do governo Geraldo Alckmin na Assembleia Legislativa e será referência para todo e qualquer aceno político do Palácio dos Bandeirantes ao Alto Tietê.




Originais de fábrica
Para se ter uma ideia da importância histórica do DEM em Mogi - naquele momento PFL, linha auxiliar do grupo de Waldemar Costa Filho-, é preciso lembrar que a legenda teve nomes como Chico Bezerra, na eleição de 1988, em que ele foi o vereador mais votado da cidade, e o hoje deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira, eleito vereador pela primeira vez no mesmo pleito.




Olimpio no PSD
O vereador Olimpio Tomiyama deve aproveitar a carona da fundação do PSD e deixar o PTB. É o que garante uma fonte digna de crédito. Estranho no ninho do trabalhismo desde que Moro (ex-DEM) assumiu o controle da legenda na cidade, em 2009, Olimpio estaria mais convicto da mudança do que seu primeiro-amigo no Legislativo, Protássio Nogueira, que espera "clarear" para saber se sai mesmo do DEM em direção à nova agremiação.




Meia-dúzia
Deu na Folha de S. Paulo de domingo: "Alckmin tem seis nomes para concorrer a prefeituras". Na matéria, a confirmação das pretensões políticas de atuais secretários estaduais para a disputa do ano que vem.
Divulgação/ Osvaldo Birke


Eles por eles
Os secretários de Desenvolvimento, Paulo Alexandre Barbosa; de Planejamento, Emanuel Fernandes; Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; Recursos Hídricos e Saneamento, Edson Giriboni; Meio Ambiente, Bruno Covas; e Energia, José Aníbal, têm pretensões eleitorais para o ano que vem.


Amigo do Chalita
Barbosa, que esteve na semana passada almoçando com Bertaiolli, no Bom Prato, em Mogi, quer ser prefeito de Santos e deverá ter todo apoio de Alckmin para isso. Com 32 anos, ligado ao deputado federal Gabriel Chalita, Barbosa é uma promessa de renovação política na seara "alckmista".




Trio de ferro
Fernandes, Giriboni e Aníbal podem disputar respectivamente as prefeituras de Campinas, Itapetininga e São Paulo, e não têm tido pontos comuns com Mogi das Cruzes.
Daniel Carvalho


Amigos ursos
O mesmo não se pode dizer de Fernandes, velho conhecido da cidade nos outros mandatos de Alckmin, quando emperrou o retorno do Expresso Leste, e agora quer disputar o poder em Campinas; nem de Covas, incentivador discreto da instalação do Lixão da Queiroz Galvão no município, que, apesar disso, poderá ser opção tucana na briga pela prefeitura paulistana.


Gondim santista
O deputado Gondim apresentou um requerimento de congratulações na Assembleia Legislativa do Estado ontem. Ele quer aplausos para os 99 anos do glorioso alvinegro praiano, cuja sede é a Vila Belmiro, completados no dia 14. Gondim, que é torcedor do Santos, relacionou páginas e páginas da história do Peixe.
Daniel Carvalho


Líquido precioso
O ex-diretor-geral do Semae Roberto Gomes de Faria tem sido visto circulando pela cidade, mas sem emitir qualquer opinião acerca do Semae. Experiente, ele prefere confirmar o lema declarado à coluna logo que "desencarnou" do cargo: "Fico a maior parte do tempo em Bertioga e, para não lembrar do Semae, nunca bebo água; tomo só cerveja".


Fonte:Mogi News