terça-feira, 19 de abril de 2011

A doce poesia de Cora Coralina’

A doce poesia de Cora Coralina’

HOMENAGEM As obras de Cora Coralina, que morreu há 26 anos, continuam encantando gerações

Ela viveu de uma maneira muito simples. Mas nem por isso deixou de expressar suas opiniões e vontades. Por meio da poesia emocionou e fez refletir. Cora Coralina, falecida há 26 anos, até hoje encanta o público com seus versos e contos. E foi justamente pela objetividade e beleza de seus poemas que o Colégio Brasilis a escolheu como homenageada da "Noite Poética". O evento realizado pelo oitavo ano consecutivo tem o intuito de incentivar a produção literária, bem como estimular o gosto pela leitura.
A iniciativa será realizada no Teatro Vasques, hoje, a partir das 19h30. Além de conferir as apresentações de literatura e música, o público ainda poderá contribuir trocando o convite por um litro de leite. A arrecadação será destinada ao Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan).
No palco, os alunos recitarão as poesias inspiradas na vida e obra de Cora Coralina. Para criar um texto sobre a homenageada, todas as turmas da escola desenvolveram uma série de atividades. Participam do evento os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Os vencedores (1, 2 e 3º lugar) levarão para casa troféu e certificado.
Para escolher os trabalhos de maior destaque, o Brasilis convidou autoridades, personalidades da literatura e da imprensa local. Desta vez, a escola ainda contará com a presença especial da filha da homenageada Vicência Bretas Tahan.
Vicência, uma das seis filhas de Cora Coralina foi quem ficou responsável por guardar todo o acervo deixado pela mãe. Ela que também escreve e realiza palestras sobre literatura, conta que a poetisa sempre gostou muito de expressar suas opiniões por meio das palavras, mesmo tendo frequentado a escola por tão pouco tempo, apenas dois anos. "Foi lá que surgiu o interesse dela pela leitura. O que caía na mão ela lia. Imagine naquele tempo, ninguém ligava para literatura", conta Vicência.
Nascida e criada em Goiás, Cora passou a se dedicar mais à produção de textos na fase adulta. Lançou o primeiro livro "Becos de Goiás e estórias mais", em 1965. Depois teve mais duas obras publicadas antes de falecer em 10 de abril de 1985. "Agora já tem 11 livros dela no mercado e ainda tem mais coisa para ser publicada", revela a filha.
Vicência conta que após o falecimento da mãe, as homenagens não pararam mais. "Quase toda a semana tem uma. É maravilhoso as pessoas ainda lembrarem dela depois de 26 anos. Volta e meia também repetem na tevê declarações dela. Também faço muitas palestras o que ajuda a torna-la ainda mais conhecida", conclui.

Fonte:O Diário de Mogi